Por que a estratégia Don't Panic não funcionou?
O pânico (ou a raiva) da população pode ser avaliada (embora a amostra seja tendenciosa) no fórum da gripe suína da Folha. Exemplo:
Ana Leal:
Ao MINISTÉRIO DA SAUDE
VOCÊS ME RESPONDERAM DA SEGUINTE FORMA:
[ O Ministério da Saúde, tampouco, recolheu o Tamiflu de farmácias ou proibiu a venda deste medicamento. Apenas foram feitos esclarecimentos sobre a falta deste produto (o fabricante priorizou serviços de saúde pública ao reabastecimento de farmácia) e sobre a auto-medicação com este antiviral.]
ENTÃO, QUANTO A ESSA SUA AFIRMAÇÃO ACIMA, ME RESPONDAM , COMO POSSO ACREDITAR EM UM MINISTÉRIO QUE MENTE, ISTO MESMO POSSO AGORA AFIRMAR QUE MENTE POIS SEGUE ABAIXO TRANSCRIÇÃO DO QUE VOCÊS RESPODERAM PARA 2 PESSOAS AQUI NO FÓRUM EM MAIO E EM JULHO E SÓ OLHAR TODAS AS MENSAGENS DADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
SEGUE ABAIXO TRANSCRIÇÃO DA RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:
(Em 11/07/2009 21h18
v s, o Tamiflu foi retirado de comercialização, pelo Ministério da Saúde, para evitar a automedicação, que pode representar um sério dano à saúde e ainda mascarar sintomas da doença. Por isso orientamos, caso apresente sintomas de gripe em qualquer nível, procurar um hospital público/privado ou médico de sua confiança, imediatamente. O Ministério da Saúde, como em suas outras ações, leva à sério a importância de conter a Influenza A (H1N1) e, além de seguir o protocolo da OMS, busca ações locais de conscientização para que possamos trabalhar juntos contra o problema. Quanto à administração do medicamento, você está certo. O Tamiflu só tem eficácia quando administrado até 48 horas do início dos sintomas. E quando o paciente é um suspeito de ter Influenza A (H1N1), ele recebe todos os medicamentos necessários contra a doença, antes mesmo que os resultados laboratoriais fiquem prontos. Por isso a importância de não esperar o agravamento do quadro ou automedicação e buscar auxílio médico logo surjam os sintomas. )
MAIS UMA RESPOSTA DADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE NESTE FÓRUM:
Em 08/05/2009 13h09
(Olá Luiz,
Apenas os serviços de saúde têm acesso ao Tamiflu. O governo decidiu recolher o medicamento das farmácia pois a auto medicação das pessoas pode representar um grande risco a saúde de todos)
///////TEM COMO VOCÊS EXPLICAREM ISSO///////
Fica a questão, a ser respondida para o plano de 2010 de preparo da influenza do governo: por que a estratégia de comunicação social do MS não funcionou? Certamente não foi culpa da simpática Fernanda do MS, mas sim de quem bolou as tais respostas padrão...
Comentários
Além disso, creio que o MS só contratou uma pessoa pra entrar nos fóruns e blogs e esclarecer/confundir os internautas.
Logo, a Fernanda nem deve saber mais qual é a mentira certa.