Por que a estratégia Don't Panic não funcionou?



O pânico (ou a raiva) da população pode ser avaliada (embora a amostra seja tendenciosa) no fórum da gripe suína da Folha. Exemplo:


Ana Leal:
Ao MINISTÉRIO DA SAUDE
VOCÊS ME RESPONDERAM DA SEGUINTE FORMA:
[ O Ministério da Saúde, tampouco, recolheu o Tamiflu de farmácias ou proibiu a venda deste medicamento. Apenas foram feitos esclarecimentos sobre a falta deste produto (o fabricante priorizou serviços de saúde pública ao reabastecimento de farmácia) e sobre a auto-medicação com este antiviral.]
ENTÃO, QUANTO A ESSA SUA AFIRMAÇÃO ACIMA, ME RESPONDAM , COMO POSSO ACREDITAR EM UM MINISTÉRIO QUE MENTE, ISTO MESMO POSSO AGORA AFIRMAR QUE MENTE POIS SEGUE ABAIXO TRANSCRIÇÃO DO QUE VOCÊS RESPODERAM PARA 2 PESSOAS AQUI NO FÓRUM EM MAIO E EM JULHO E SÓ OLHAR TODAS AS MENSAGENS DADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
SEGUE ABAIXO TRANSCRIÇÃO DA RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:
(Em 11/07/2009 21h18 
v s, o Tamiflu foi retirado de comercialização, pelo Ministério da Saúde, para evitar a automedicação, que pode representar um sério dano à saúde e ainda mascarar sintomas da doença. Por isso orientamos, caso apresente sintomas de gripe em qualquer nível, procurar um hospital público/privado ou médico de sua confiança, imediatamente. O Ministério da Saúde, como em suas outras ações, leva à sério a importância de conter a Influenza A (H1N1) e, além de seguir o protocolo da OMS, busca ações locais de conscientização para que possamos trabalhar juntos contra o problema. Quanto à administração do medicamento, você está certo. O Tamiflu só tem eficácia quando administrado até 48 horas do início dos sintomas. E quando o paciente é um suspeito de ter Influenza A (H1N1), ele recebe todos os medicamentos necessários contra a doença, antes mesmo que os resultados laboratoriais fiquem prontos. Por isso a importância de não esperar o agravamento do quadro ou automedicação e buscar auxílio médico logo surjam os sintomas. )
MAIS UMA RESPOSTA DADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE NESTE FÓRUM:
Em 08/05/2009 13h09 
(Olá Luiz,
Apenas os serviços de saúde têm acesso ao Tamiflu. O governo decidiu recolher o medicamento das farmácia pois a auto medicação das pessoas pode representar um grande risco a saúde de todos)
///////TEM COMO VOCÊS EXPLICAREM ISSO///////

Fica a questão, a ser respondida para o plano de 2010 de preparo da influenza do governo: por que a estratégia de comunicação social do MS não funcionou? Certamente não foi culpa da simpática Fernanda do MS, mas sim de quem bolou as tais respostas padrão... 

Comentários

Anônimo disse…
Se o próprio Sinistro Temporão fala uma coisa e depois desmente, não podemos esperar muito da Assessoria.
Além disso, creio que o MS só contratou uma pessoa pra entrar nos fóruns e blogs e esclarecer/confundir os internautas.
Logo, a Fernanda nem deve saber mais qual é a mentira certa.
Lahierba Canta disse…
A estratégia de comunicação do MS não funcionou porque mentira não se sustenta por muito tempo. Outro erro cabal na minha opinião é eles não demonstrarem UM PINGO de empatia com quem perdeu familiares, amigos, nada. É um discurso mentiroso e insensível, de tom falsamente tranquilizador que não convence ninguém. Soa mais falso que uma nota de 2 dólares.

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes