Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, agosto 03, 2009

O índice de Hirsch é um tópico quente


Até o final do mês, Paulo Soles, Leonardo Soares e eu submeteremos nosso paper sobre o índice K. Enquanto isso, aqui vai uma lista bibliográfica de mais de 200 artigos sobre o índice de Hirsch e suas variantes.

O índice h de Jorge E. Hirsch na Web of Science é 52. O índice K é 175 (com autocitações) e 169 (sem autocitações) ou seja, uma diferença de 3,4%, o que eu acho que indica que o índice K é bastante robusto.

O índice h de Albert Einstein é 49, abaixo do de Hirsch. Mas o índice K de Einstein é de 246. Isso sugere que o índice K avalia melhor o impacto dos cientistas do que o índice h.

O índice h de Edward Witten é 121. Seu índice K é de 333.

Talvez um fator melhor seria dividir K por raiz de h. Assim teríamos:

J. E. Hirsch = 24,3
E. Witten = 30,3
A. Einstein = 35,1

This page contains a bibliography compilation about the h-index and Variants (see the web site http://sci2s.ugr.es/hindex for a review in the topic).

It is maintained by F.J. Cabrerizo. If you would like to include or correct any of the references on this page, please contact the maintainer in his e-mail address: F.J. Cabrerizo email


Um comentário:

none disse...

Eu proponho o índice P.
1) Pega-se um grupo aleatório representativo de cientistas de uma dada área;
2) Pede-se que relacionem por ordem de importância um certo número de cientistas que contribuíram de modo decisivo em sua área;
3) Tabulam-se os dados;

Índice P(abs): a cada citação nas listas, o cientista recebe um ponto no índice;

Índice P(pond): cada citação é multiplicada pelo inverso da ordem na lista e somada a outras.

[]s,

Roberto Takata