Determinismo Social


Luciana, do SERPSICO, andou divulgando o meu artigo "A perigosa persistência do determinismo social" e algumas pessoas gostaram. Isso me obrigou a reler o artigo de 2001, para ver se ainda penso do mesmo jeito. Bom, minha conclusão é que:
  1. Eu escrevia melhor quando era mais jovem;
  2. Hoje sou mais centro do que quando mais jovem;
  3. Eu usava mais retórica quando mais jovem;
  4. O artigo não envelheceu;
  5. Estou ficando velho.
No artigo existe uma defesa apaixonada de Richard Dawkins, o que me permite a liberdade de criticá-lo hoje em dia, acho...

Idéia (que não tem nada a ver com o post) sugerida por aquela pesquisa de opinião dos EUA: se um PSDBista quiser detonar com a campanha da Dilma, basta fazer a pergunta capciosa do livro CONTATO sobre se ela acredita em Deus. Já Alckmin (da Opus Dei) e Marina da Silva (da Assembléia de Deus) escapam ilesos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes