Pássaros geek


Estou fazendo uma maratona da primeira temporada de Big Bang Theory (nos intervalos de descanso enquanto estudo Física Estatística para o concurso de livre-docência).

Acho que o nerd ("geek sem namorada") é realmente um paradoxo evolucionário. Por exemplo, Nietzsche era claramente um nerd (apanhava dos coleguinhas na escola, enfurnava-se em livros etc.). Enquanto super-homem Nietzschiano, seu fitness biológico foi zero (não apenas não teve filhos como sequer conseguiu namorar as mulheres de quem gostou).

Mas nem tudo está perdido. Pelo menos em uma espécie a seleção sexual favorece os mais inteligentes... Embora eu ache que esse pássaros são inteligentes e bonitos ao mesmo tempo!

Pássaros inteligentes atraem mais fêmeas, diz estudo

da BBC Brasil

Pássaros-cetim que se mostram mais inteligentes atraem um número maior de parceiras, segundo um estudo da Universidade de Maryland publicado pela revista científica "Animal Behaviour".

Os pesquisadores aplicaram uma série de testes cognitivos a machos da espécie para avaliar sua capacidade de resolução de problemas.

Os pássaros que tiveram melhor desempenho também foram os que procriaram com mais fêmeas, em comparação com os pássaros menos inteligentes.

(...)

O cientista espera que o estudo levante a discussão sobre como a seleção sexual pode influenciar a evolução cognitiva.

"Normalmente, quando a evolução do cérebro é discutida, a gente supõe que deve ter sido um tipo de seleção natural, como melhor desempenho em procurar comida ou se integrar em grupos sociais", diz o cientista.

"Mas nós não podemos ignorar que, a menos que um macho consiga se reproduzir com uma fêmea, ele não vai passar seus genes adiante. Se o animal carrega algo tão grande e valioso como um cérebro, por que não usá-lo para aumentar suas chances de procriar?"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes