Ciência e Idéias sobre Marina Silva


Mais um post de Maria Guimarães analisando a possibilidade e conveniência se se votar em Marina Silva: Marina a Caminho.

Reproduzo aqui meu comentário colocado lá:

Saiu uma entrevista com Marina aqui:

http://arquivoetc.blogspot.com/2009/08/veja-entrevista-marina-silva.html

Mais material para analisar. Acho que o pessoal não entendeu ainda que pseudociencia é uma afirmação ideológica ou religiosa que pretende passar como científica mas não possui as credenciais para tanto. Arte, política, religião, culinária, não são atividades científicas, mas isso não quer dizer que sejam anti-científicas ou pseudocientíficas.

Existe uma grande diferença entre dizer:
1. "Olha, eu acredito em Deus e acho que ele fez o mundo, mas isso não é uma afirmação científica nem pretendo que seja ensinado como ciência"
2. "É possível provar a idéia de criação divina usando o método científico".

A atitude 1 não é uma atitude pseudocientifica ou anti-científica. A atitude 2 é pseudocientífica e corresponde ao "criacionismo científico" que certos conservadores americanos defendem.

É preciso distinguir entre crença não-científica e crença pseudocientífica ou crença anti-científica. Eu acredito que minha namorada gosta de mim, mas isso não é uma crença científica: tenho algumas evidências (não, não são evidências científicas!), e certamente nada muito rigoroso como testes duplo-cego ou demonstrações matemáticas...

PS: Embora eu me considere ateu (embora acredite na possibilidade científica de nosso universo ter sido criado por uma civilização anterior em um universo-mãe), minha namorada Angélica é evangélica (light) e até mesmo acredita em florais. Angélica é muito carinhosa, inteligente, bem humorada e diz que me ama. Será que devo dar o fora em minha namorada pelo fato de ela ser "pseudocientífica"?

Comentários

João disse…
A minha experiencia diz que a vossa opinião vai convergir. Não. na convivencia pessoal o que conta são outras coisas. E voce conhece melhora ela que a Marina. Se são felizes desejo-vos boa sorte de verdade.

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes