Não, eu não esqueci da gripe suína...
Dados do Roberto Takata. Acredito mais na projeção feita de mais de 800 óbitos para hoje do que o número oficial de 602. Minha resposta ao email dele:
Roberto,
Está acontecendo o mesmo efeito que observei no meu gráfico de casos confirmados. Ou seja, enquanto os números sao pequenos, os laboratórios dao conta do recado, e o número reportado é proporcional ao numero real.
Mas ocorre uma saturação (os exames para confirmar obitos estao com atraso de até 30 dias, segundo o G1). Assim, os dados mais recentes deixam de seguir a curva real, é um artefato do processo de medida.
É como no caso da Argentina: quando o número de óbitos estava por volta de 350, o ministro deles afirmou que provavelmente o número real era de 700, mas os exames estavam atrasados. [Temporão não faz isso e continua dizendo suas meia-verdades estatísticas, mas o bjetivo deste blog é combater o abuso e mal uso da Estatística, não defender políticos].
Percebi que voce tentou mudar os parametros para fitar os ultimos dados. Isso se chama overfiting, ou seja, tentar fitar dados que estão com problema. Não funciona, a curva original que está na figura (e que prevê cerca de 720 mortes para dia 27) é mais realista.
Sendo assim, confio mais na sua projeção (com os parametros antigos, nao os novos) do que nos números do MS.
Lembre-se do lema dos fisicos teóricos (e dos estatisticos que conhecem o problema de ruído nos dados - minha tese de doutorado foi sobre isso):
"Se os dados não batem com a predição teórica, é porque provavelmente o experimento foi mal feito..."
ou
"Antes de jogar fora a Mecânica Quantica, verifique se a tomada do aparelho está ligada..."
Abraços, e até o EWCLIPO. Vou dividir minhas cervejas, que o Hotta vai pagar, com você, OK?
Osame
Comentários