Como fazer um press release científico


Um press release ou comunicado de imprensa para a SciELO é um texto resumido sobre um artigo científico publicado nos periódicos da SciELO, que pode ser usado para destacar os elementos principais da pesquisa para uso principalmente de jornalistas.
Os jornalistas são informados sobre as novidades no campo da ciência por meio dos press releases e deles se servem para escrever as matérias de ciência de jornais, revistas, sites, blogs, etc. Os press releases poderão também ser lidos por tomadores de decisão, outros cientistas, estudantes e eventualmente o público em geral.
Os press releases podem contribuir para o processo de comunicação científica ao expor o trabalho dos cientistas para a sociedade, destacar um resultado específico, promover o trabalho de uma instituição ou de um departamento, salientar o suporte financeiro de um patrocinador ou agência de fomento e beneficiar a comunidade científica.
Sobre o conteúdo do Press Release
Seleção de temas
Algumas perguntas podem orientar o processo de seleção de artigos para um: a pesquisa representa um avanço no conhecimento que merece ser divulgado para a sociedade? Contribui para a popularização do conhecimento científico? Apresenta alguma inovação? Pode ter impacto na sociedade ou na definição de políticas públicas?
Embora o público-alvo sejam jornalistas, os press releases podem ser utilizados também por tomadores de decisão, pesquisadores, estudantes e público em geral.
Autoria
Devem ser preferencialmente escritos pelos autores das pesquisas, a convite dos editores. Se a equipe editorial contar com o apoio de um profissional de comunicação, os textos podem ser preparados pela equipe e enviados aos autores para aprovação.
Linguagem
A linguagem deve ser acessível e sem jargões, termos técnicos, abreviaturas e siglas. Muitas vezes, os jornalistas, especialmente os da mídia online, irão transcrever o press release sem editá-lo e o conteúdo precisa ficar claro para o público. O autor do press release deve tentar descrever a notícia como o publico em geral gostaria de lê-la.
O press release não pode soar como propaganda de um produto. Deve descrever os resultados e transmitir a verdade, sem engrandecer o fato com elogios e feitos notórios do pesquisador ou da instituição.
Na área da saúde, a elaboração do press release deve ser especialmente cuidadosa para que não induza à adoção em humanos de resultados obtidos originalmente em modelos animais, bem como de resultados preliminares na esfera investigativa para tratamentos em potencial.
Título
O título deve atrair a leitura, conter as palavras-chave mais importantes e deve ser conciso, reproduzindo exatamente a que a notícia se refere. Isto torna mais eficiente o resultado de ferramentas de busca em bases de dados.
O título deve ser escrito em negrito e num tamanho de fonte ligeiramente maior que o do texto. Apenas a primeira letra do título deve ser maiúscula. Os verbos no título devem estar no presente.

Continue a leitura
aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez