O otimista Temporão...
"É possível atender com folga a demanda" por remédios contra a gripe suína, afirmou nesta terça-feira, 11, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Em audiência pública no plenário da Câmara, o ministro confirmou que o Brasil registra 192 mortes causadas pelo vírus A (H1N1). No entanto, números mais atualizados, com dados se secretarias estaduais e municipais de Saúde, já põem o número acima de 200. Segundo Temporão, a doença já representa 77% do total dos casos de gripe no Brasil.
Deixa ver se eu entendi: supondo 5% de complicações (a taxa do MS é 19%, mas sejamos conservadores), no cenário otimista de 20% de infecções (em vez dos prováveis 30%), temos: 0,05 x 0,2 x 200.000.000 = 2 milhões de casos graves e apenas 1 milhão de tratamentos Tamiflu. Então eu não entendi onde está a folga... OK, OK, tem os camelôs do Paraguai...
Acho que o Ministro quis dizer: "É possível atender com folga a demanda atual, ainda no início da epidemia". Foi essa atitude de olhar os números presentes sem encarar as projeções futuras (que são patéticas, segundo o ministro) que eu critiquei, Takata!
Mas eu não queria estar na pele do ministro. Ter que falar como porta-voz do governo em vez de como médico ou cientista deve ser terrível...
Algumas pessoas comentaram no blog que o ministro deveria renunciar. Não acho isso, não se muda o comandante durante a guerra, levaria muito tempo até que um novo ministro se inteirasse do assunto. Além do mais, em time que está ganhando não se mexe: ultrapassaremos a Argentina daqui a duas semanas, antes do jogo de futebol!
Comentários
Temporão é médico, não biólogo.
Deve-se ter em mente também que mais medicamentos poderão ser comprados futuramente.
Até 2010, deverão ser comprados 9 milhões de tratamentos, segundo o MS (o estoque atual dá conta de 8,7 milhões de tratamentos, mas o governo prefere não mexer neles):
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10447
--------------
[]s,
Roberto Takata