Gripe aviária e suína na mesma pessoa: perigo à vista!


Essa notícia não parece bom sinal. Para quem entende, sabe o que eu digo...

02/09/09 - 15h18 - Atualizado em 02/09/09 - 15h18

Paciente egípcio tem vírus da nova gripe e da gripe aviária

Caso é acompanhado de perto para checar possibilidade de dupla infecção.
Convivência viral pode facilitar mutações do H1N1.

Luis Fernando CorreiaEspecial para o G1

Tamanho da letra

O Egito relatou um caso de paciente com vírus da gripe humana e aviária. O paciente é um homem de 28 anos de idade, vindo da Arábia Saudita após a peregrinação anual à cidade sagrada de Meca.

O homem foi atendido na cidade portuária de Safaga, na costa do Mar Vermelho, com um quadro gripal. Durante o atendimento, foram identificadas duas formas do vírus influenza, um do tipo aviário, provavelmente o H5N1, e outro humano, o vírus pandêmico A (H1N1) de 2009.

O paciente foi internado e permanece no Hospital Central de Safaga. Segundo o diretor-geral de Medicina Preventiva, Mohamed Rifai, esse é o terceiro caso em dois dias. Os outros seriam um turista italiano e um outro peregrino de 30 anos de idade que também está internado no mesmo hospital na cidade portuária.

A situação foi descrita em relatório postado no site da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas. A situação aponta para duas possibilidades:

A primeira: como o Egito reportou vários casos de influenza aviária humana em 2009, o paciente pode ser apenas um portador de anticorpos para esse vírus. Já a infecção pelo H1N1 teria ocorrido durante a viagem à Arábia Saudita.

A segunda possibilidade: as duas cepas de vírus influenza, a humana e a aviária, poderiam infectar uma mesma pessoa. Essa dupla infecção facilitaria o surgimento de uma forma mais letal do vírus da gripe.

Os centros de monitoramento de infecções virais estão em alerta máximo desde o início da pandemia justamente para identificar as mutações do vírus da gripe.

Comentários

Gustavo disse…
Agora o Ministério da Saúde vai divulgar boletins quinzenalmente.
Osame Kinouchi disse…
Bem no pico da epidemia? Curioso...
Gustavo disse…
Pois é, o MS contabiliza 657 óbitos hoje, mas o número já passa de 700.
Para o ministro e sua turma, tudo continua na mais "santa paz". Lembro que o Temporão, numa entrevista ao Canal Livre, disse que o vírus da gripe aviária havia sumido... Conclusão: ou ele é uma besta quadrada (duvido muito) ou um ator de primeira categoria.
Anônimo disse…
Para esconder que o Brasil é o 1° lugar em mortes pela gripe A, Temporão so vai divulgar o n° de mortos de 15 em 15 dias. Metodo de país comunista!
none disse…
Egito desmente convergência de nova gripe e gripe aviária em humano
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1291164-5603,00.html
-------------

[]s,

Roberto Takata

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes