Ninguém está falando na taxa de hospitalizacão da gripe suína!


Vírus da gripe suína se espalha mais rápido que o da comum, diz estudo

FERNANDA BASSETTE
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo

O vírus da gripe suína parece se transmitir mais facilmente do que o da gripe comum, aponta estudo publicado ontem na revista "Science".

De acordo com os pesquisadores, que verificaram o padrão de disseminação da doença, o vírus A (H1N1) deve ter afetado pelo menos 23 mil mexicanos até o final de abril. A taxa de letalidade deve ser de quatro casos por mil --severidade menor do que a da pandemia de 1918.

O estudo aponta ainda que no vilarejo de La Gloria, no México, as crianças abaixo de 15 anos são 61% dos infectados. O número é semelhante ao do trabalho publicado no periódico "The New England Journal of Medicine", apontando que 60% das pessoas contaminadas nos EUA têm menos de 18 anos.

"Os resultados mostram uma transmissão muito alta, mas com severidade baixíssima. A alta disseminação pode ser explicada porque as pessoas não possuem anticorpos contra o vírus. Esbarrou, pegou", avalia o infectologista Caio Rosenthal, do hospital Emílio Ribas.

Rosenthal diz que um dado que chama a atenção é o fato de a doença se espalhar com mais frequência entre os mais jovens. "Eles estão mais expostos do que os idosos. Talvez essa seja uma explicação razoável."

Outro dado presente no trabalho do "New England" é a alta taxa de hospitalização (9%), bem acima da registrada na gripe comum (1%, em média). O sintomas mais prevalentes entre os 642 casos avaliados foram febre (94%), tosse (92%), dor de garganta (66%), diarreia (25%) e vômito (25%).

Os dois últimos não são sintomas da gripe sazonal e podem indicar uma característica particular da gripe A.

Para a infectologista Maria Cláudia Stockler de Almeida, Hospital das Clínicas de São Paulo, a alta taxa de internação deve levar a uma mudança no conceito de como lidar com a nova gripe: "A pessoa não poderá ir trabalhar com gripe, ir para a escola com gripe. As empresas deverão dar licença para os empregados ou para os filhos deles que forem infectados".
A taxa de hospitalizacão não tem sido discutida na midia nem nos blogs. Então vejamos: com a previsão de 30% de infeccao e 9% de hospitalizacão, precisariamos de 0,3 x 180.000.000 x 0,09 = 4.860.000 de leitos para um período de temporada de gripe (6-8 semanas).

OK, sejamos otimistas: supondo 20% de infeccao e taxa de hospitalizacao de 5%, precisariamos de 0,2 x 180.000.000 x 0,05 = 1,8 milhão de leitos.

Sinto muito, mas eu não acredito que o Brasil possua 1.800 leitos para a gripe, quanto mais 1,8 milhão. Alguém poderia fornecer um número realista para os leitos disponíveis? Esse número parece segredo de estado do Ministro Temporão... 

Comentários

none disse…
http://www.cns.org.br/links/DADOS_DO_SETOR.htm
--------

[]s,

Roberto Takata
Osame Kinouchi disse…
Roberto, alguem sabe quantos leitos para gripe estariam disponiveis?
none disse…
Tem diferença entre os leitos?

(Tirante leitos clínicos, cirúrgicos, hospitalares e de UTI.)

[]s,

Roberto Takata
none disse…
Talvez para doenças infecto-contagiosas?

[]s,

Roberto Takata
none disse…
PR tem 22 leitos de isolamento para gripe suína
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?id=881969

Hospital tem apenas quatro leitos de isolamento para gripe suína [não sei se referem ao estado todo, imagino que sim]
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1136516

Gripe Suína: com confirmação de casos, SP aumenta número de leitos de isolamento [de 150 para 180]
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/05/09/gripe-suina-com-confirmacao-de-casos-sp-aumenta-numero-de-leitos-de-isolamento-755789317.asp

Nova Gripe: Saúde instalará leito de isolamento em SRN [1 leito em S. Raimundo Nonato]
http://www.acessepiaui.com.br/geral/nova-gripe-sa-de-instalar-leito-de-isolamento-em-srn/3135.html

Gripe suína: Sudeste concentra leitos para tratamento [em 2005, SE tinha 1.262 leitos de isolamento - 38% do total no país]
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,gripe-suina-sudeste-concentra-leitos-para-tratamento,361697,0.htm

----------------
Bem, isso são leitos de *isolamento*. Nem todos os casos de gripe A que necessitam de hospitalização deve necessitar de isolamento. Mas o *total* de todos os leitos para todas as especialidades no Brail é inferior a 500 mil.

Basta ver que em episódios de epidemia mais severa de dengue ou febre amarela os hospitais rapidamente ficam saturados.

[]s,

Roberto Takata
Osame Kinouchi disse…
Takata, vc é o cara!

Isso nao valeria um artigo para o Observatorio da Imprensa?
Vc leu o plano de contingencia do governo? Nao pelo oficialismo anti-panico do governo, mas pela aceitacao nao critica e oficialista da midia.
none disse…
Não li o plano, não.

Acho que vale sim vc escrever um artigo para o OI.

[]s,

Roberto Takata
Osame Kinouchi,

Até o momento, os leitos disponibilizados nos hospitais são suficientes para o tratamento adequado de todas as pessoas infectadas pelo vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil. Esclarecemos que o Ministério da Saúde já está preparado para aumentar essa estrutura e oferecer atendimento e assistência a todos que precisarem, caso seja necessário.

O e-mail fernanda.rocha@saude.gov.br está à disposição para mais informações.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes