Don´t panic!


Do Portal G1:


Asteroide passa de raspão pela Terra, afirmam astrônomos

Objeto teria feita aproximação máxima do planeta na manhã do dia 2 [de março].
Astro passou a aproximadamente 70 mil quilômetros da superfície.

Um asteroide passou de raspão pela Terra na manhã de segunda-feira [2 de março]. Segundo informações dos astrônomos, o rochedo, com diâmetro entre 21 e 47 metros, passou a cerca de 70 mil quilômetros [na verdade, a 63.500 km, ver aqui] da superfície terrestre -- o equivalente a um quinto da distância entre a Terra e a Lua. A informação foi divulgada pela Planetary Society, uma ONG internacional.

O objeto foi descoberto dois dias antes, por um astrônomo do Observatório Spring, na Austrália, quando estava a 1,5 milhão de quilômetros de distância. Designado 2009 DD45, ele passou sobre o oceano Pacífico e foi, em tese, visível da Austrália, do Japão e da China. 

O astro, com seu porte, deve ser similar ao objeto que colidiu com a Terra em 1908, sobre Tunguska, na Sibéria. Naquela ocasião, o asteroide explodiu no ar, por conta do contato com a atmosfera, mas a onda de choque devastou as florestas da região.

Simplício: O asteroide está a mais de 1.000.000 de km, ainda é cedo para concluir qualquer coisa. Don´t panic!
Salviati: Segundo o modelo da gravitação de Newton, ele está em rota de colisão com a Terra.
Simplício: Os números atuais não dizem isso. Ele ainda está bem longe, muita coisa pode acontecer antes disso.  Lembre-se, nada adianta usar modelos de porcos esféricos no vácuo. Don't panic!
Salviati: Segundo novas informações, ele já está a 500.000 km, acho que as pessoas deveriam tomar providências. Afinal, é melhor prevenir do que remediar. Um aviso falso negativo é muito mais custoso do que um alarme falso positivo.
Simplício: Acho muito curioso que esta notícia apareceu justo durante a crise econômica. Deve ser coisa do Lula e do PT pra desviar nossa atenção. Don't panic!
Salviati: O objeto já está a 100.000 km, e a ONU elevou o nível de perigo para nível 5. Nível 6 só é deflagrado depois que o asteróide se chocar com a Terra.
Simplício: Isso tudo é hiperrealismo da mídia. Todos os avisos de objetos com probabilidade de colisão com a Terra no passado deram em nada, logo este próximo também não dará. É uma simples questão de lógica! Don't panic!
Salviati: Usando as leis de Newton os astrônomos calcularam que o impacto será no Brasil, perto do litoral de Santos. Acho melhor não ir para a praia no feriado.
Simplício: Porcos esféricos no vácuo hiperrealista... Humpft! Don't panic!
Salviati: Deu na TV. Nível 6. Choque com tsunami. Você ainda vai para a praia?
Simplício: Sim, vou. Você me empresta o seu Tamiflu?



Comentários

Zar'roc disse…
Don´t panic....


Douglas Adams RULES!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes