Ocorreu um erro neste gadget

sexta-feira, maio 15, 2009

Gripe suína na blogosfera

Keyword popularity across the Blogosphere
This chart illustrates how many times blog posts across the Blogosphere contained the following keywords.
gripe vs. suína vs. H1n1

O gráfico acima mostra que gripe suína é notícia morta, ninguém está mais falando nisso. O governo pode ficar tranquilo...

14/05/2009 - 11h30

Governo tenta amenizar rumores sobre gripe suína pela internet

ANAÍSA CATUCCI
colaboração para a Folha Online

O Ministério da Saúde utiliza pela primeira vez os sistemas de comentários de sites de notícias, revistas eletrônicas e redes de relacionamento para divulgar informações oficiais e esclarecer em forma de respostas as dúvidas dos usuários sobre a gripe suína --denominada oficialmente gripe A (H1N1).

Segundo o secretário de comunicação social do Ministério da Saúde, Marcier Trombiere, o volume de informações divergentes e a falta de contextualização do conteúdo sobre gripe suína são rastreados por jornalistas integrados a outros profissionais da área da saúde.

O serviço começou a ser realizado no Brasil desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) enviou o alerta sobre a doença. "Muita gente fala de catástrofes, disseminando o uso de máscaras e medicamentos. Imediatamente, o ministério intervém quando está ocorrendo a divulgação de rumores, de informações equivocadas sobre a doença, tratamento, sintomas", explica.

De acordo com o secretário, o trabalho envolve o monitoramento do nível de audiência dos sites e análises dos comentários publicados sobre a doença. Sobre as crises em saúde pública, Trombiere considera que a propagação de qualquer rumor pode ter um impacto maior do que a própria pandemia.

O Ministério da Saúde disponibiliza siteTwitterOrkutYoutube e o telefone 0800-611997 para tirar dúvidas sobre a credibilidade das informações publicadas na internet.

Um comentário:

Léo disse...

Muito interessante este gráfico, ele mostra a blogosfera refratária. Seria interessante compará-lo com o número de casos. Alguma sugestao de modelo para a dinâmica da bolosfera?