Gripe suína na blogosfera

Keyword popularity across the Blogosphere
This chart illustrates how many times blog posts across the Blogosphere contained the following keywords.
gripe vs. suína vs. H1n1

O gráfico acima mostra que gripe suína é notícia morta, ninguém está mais falando nisso. O governo pode ficar tranquilo...

14/05/2009 - 11h30

Governo tenta amenizar rumores sobre gripe suína pela internet

ANAÍSA CATUCCI
colaboração para a Folha Online

O Ministério da Saúde utiliza pela primeira vez os sistemas de comentários de sites de notícias, revistas eletrônicas e redes de relacionamento para divulgar informações oficiais e esclarecer em forma de respostas as dúvidas dos usuários sobre a gripe suína --denominada oficialmente gripe A (H1N1).

Segundo o secretário de comunicação social do Ministério da Saúde, Marcier Trombiere, o volume de informações divergentes e a falta de contextualização do conteúdo sobre gripe suína são rastreados por jornalistas integrados a outros profissionais da área da saúde.

O serviço começou a ser realizado no Brasil desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) enviou o alerta sobre a doença. "Muita gente fala de catástrofes, disseminando o uso de máscaras e medicamentos. Imediatamente, o ministério intervém quando está ocorrendo a divulgação de rumores, de informações equivocadas sobre a doença, tratamento, sintomas", explica.

De acordo com o secretário, o trabalho envolve o monitoramento do nível de audiência dos sites e análises dos comentários publicados sobre a doença. Sobre as crises em saúde pública, Trombiere considera que a propagação de qualquer rumor pode ter um impacto maior do que a própria pandemia.

O Ministério da Saúde disponibiliza siteTwitterOrkutYoutube e o telefone 0800-611997 para tirar dúvidas sobre a credibilidade das informações publicadas na internet.

Comentários

Léo disse…
Muito interessante este gráfico, ele mostra a blogosfera refratária. Seria interessante compará-lo com o número de casos. Alguma sugestao de modelo para a dinâmica da bolosfera?

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes