Complexo deCassandra III: Gripe suína pode afetar um terço da população, alerta OMS


A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu nesta quinta-feira que o vírus da gripe suína continua se espalhando pelo mundo e que uma estimativa "razoável" é que chegue a infectar um terço da população mundial. O balanço mais recente da organização aponta 2.099 casos da doença em 23 países, incluindo 44 mortes --42 no México e duas nos Estados Unidos.

Veja mapa dos casos da gripe suína no mundo
Perguntas e respostas sobre a gripe suína
Está em áreas afetadas? Envie seu relato
Vai viajar? Conheça as recomendações

"Isso significa muita gente e pode haver muita gente que morrerá ou terá pneumonia grave", afirmou o secretário-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, em entrevista coletiva. Ele reiterou, contudo, que, até o momento, a gripe teve consequências leves.

"Desde o início da crise, dissemos que a situação evolui e que não sabemos como fará isso, ou se o vírus ficará mais perigoso", completou.

Fukuda afirmou ainda o temor da OMS é de que o vírus se estenda nos próximos meses no hemisfério sul --onde o inverno, estação típica das gripes sazonais, começará em breve.

Foto: Enquanto isso, na blogosfera, o assunto morreu. Vermelho = Suine Flu, laranja = H1N1 e azul = pandemia


Comentários

Carlos Hotta disse…
No meu blog o assunto morreu pq existem mais coisas neste mundo do que blogs e gripe suína.
Osame Kinouchi disse…
Carlos, é justamente isso que estou falando. O Complexo de Cassandra (que afeta, por exemplo, os ambientalistas) é produzido por um cansaço da midia e das pessoas em geral. Os jornalistas bem conhecem que noticia de 3 dias é noticia morta, a menos que surjam fatos novos. Esse periodo de tres dia também observamos na dinamica da blogosfera. Você já notou que a cada tres dias mudamos de assunto em nossos blogs?
none disse…
Eu vou meio que no contrafluxo. Em muitos casos deixo a onda passar para poder fazer uma análise do rescaldo - da Susan Boyle só comentei algo depois da hype. (Devo entrar no tema da gripe A a partir de agora.)

Como não tenho audiência, não tenho compromissos com leitores com novidades.

(Claro que também muitas vezes entro ainda no meio do fogo - como no caso da Ruth de Aquino, mas aí a análise não demandava muito esforço.)

[]s,

Roberto Takata
Karl disse…
Here we go (again):

1)Todos os anos um vírus influenza infecta milhões, as vezes bilhões de pessoas ao redor do mundo.

2)Muitas dessas pessoas morrem dessa infecção. Nos EUA estima-se que mais de 400.000 americanos morreram em 10 anos de estudo.

3)Dizer que gripe mata, é chover no molhado.

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes