A gripe sazonal matou 70.000 pessoas no ano passado?




O ministro Temporão, em declaração à CBN, disse que não devemos nos preocupar com a gripe suína dado que a gripe sazonal matou 70.000 pessoas no ano passado. Seria interessante checar a fonte dessa informação.

É dificil de acreditar nesse número, dado que nos EUA, que possuí uma população bem maior e clima mais frio, diz-se que a gripe sazonal mata 36.000 por ano (um número folclórico e errado, segundo o blog Effect Measure). Uma melhor estimativa seria 20.000 mortes.

Isso significaria que no Brasil a gripe comum mata 3,5 vezes mais que nos EUA.

Não entendo também esse número onipresente na mídia de que a gripe sazonal tem letalidade de 0,5%. Dado que pelo menos 1 bilhão de pessoas pega gripe por ano, isso equivaleria a 5 milhões de mortes, ou seja, bem mais que as pandemias de 1957 e 1968. Me parece que a taxa verdadeira é dez vezes menor (0,05%), de modo que o número de fatalidades cairia para 500.000 no mundo por ano (conforme reporta a wikipedia).

Vai ver que alguém comeu bola e esqueceu de um zero, e o número mitico se propagou. Agora, que 70.000/500.000 = 14% das mortes por gripe do mundo ocorram em apenas um país (Brasil) fica dificil de acreditar. E na Índia, China e Indonésia? Talvez alguém tenha comido outra bola, digo, acrescentado um zero, e o número verdadeiro seja de 7.000 por ano no Brasil...

Talvez seja importante registrar a notícia abaixo enquanto essas pessoas ainda tem nome e não viraram estatísticas...

08/07/2009 - 12h04

Piora estado de saúde de paciente diagnosticado com gripe suína em Minas

Colaboração para a Folha Online

Piorou o estado de saúde do homem de 27 anos diagnosticado com gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- em Belo Horizonte (MG). Ele permanece internado na UTI (Unidade de Terapia intensiva) do Hospital das Clínicas e seu estado é considerado gravíssimo.

Segundo a assessoria do hospital, o quadro respiratório do paciente apresentou piora nesta quarta-feira, o que fez seu quadro clínico mudar de grave para gravíssimo. Ainda de acordo com o hospital, ele respira com a ajuda de aparelhos e corre risco de morrer.

O rapaz está em isolamento hospitalar desde o último dia 29, após entrar em contato com um caso suspeito da doença na cidade de Belo Horizonte. De acordo com o hospital, não há registro de viagem feita pelo paciente.

No Estado de Minas já foram confirmados 123 casos da gripe suína, informou a secretaria. Outros 275 casos suspeitos estão sendo analisados e 193 já foram descartados.

Outro caso

Uma adolescente de 14 anos também está em estado grave após ser diagnosticada com gripe suína na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria).

A estudante está no hospital desde o dia 21, e contraiu a doença após uma viagem a Buenos Aires, na Argentina. Ela apresentou sinais de fibrose pulmonar ontem (7), um problema que faz com que ela continue a depender de aparelhos para respirar. De acordo com o hospital, ela corre risco de morrer.

Morte

Um caminhoneiro de 39 anos morreu no último sábado (4) no município de São Borja (RS) com suspeita de ter contraído a gripe suína -- a chamada gripe A (H1N1). Se confirmada, essa será a segunda morte em decorrência da doença no país. A primeira também foi de um caminhoneiro, no mesmo Estado.

Em todo o Brasil, o número de casos confirmados da doença chega a 905. O Estado do Rio Grande do Sul possui 111 casos confirmados da gripe suína. Duas cidades --São Gabriel e Itaqui já decretaram situação de emergência devido à doença.

Update: Talvez as 70.000 mortes estejam dentro das alíneas 4 e 10 deste relatório:

Dados do ano de 2000, obtidos no site do DATASUS mostram as 10 principais causas da morte extraídas das Declarações de Óbito:
Causas da Morte Agrupadas e Classificadas pela CID-10Ocorrências

1Doenças do coração197031
2Neoplasias120493
3Doenças cerebrovasculares84688
4Morte sem assistência médica78662
5Sintomas, sinais e achados anormais clínicos e laboratoriais54450
6Agressões45343
7Diabetes mellitus35280
8Doenças crônicas das vias aéreas inferiores33707
9Acidentes de transporte29640
10Pneumonia29345

Comentários

Anônimo disse…
Olá

achei interessante seu texto. Acho que tem muita gente com interesses especulando mesmo. Esse dado de um bilhão de pessoas infectadas ao ano você leu onde?? é muita gente mesmo.

abraço
Anônimo disse…
Bons números, mas vem cá, de onde vc tirou este número absurdo de 1 bilhão de pessoas pegam gripe por ano???

Isso representa 14% da população mundial, não existe esse dado, porque pessoas com gripe raramente procuram hospitais e se curam em casa com repouso.

Os dados de 70.000 pessoas com morte em decorrência de gripe é razoável, veja os números, 29345 pessoas morrerem em 2000 por pneumonia. Ninguém morre de gripe, mas de pneumonia em decorrência da gripe, assim como ninguém morre de AIDS e sim de outras doenças, que o corpo não consegue reagir.

O certo é que uma média de 4500 pessoas morrem por mês com pneumonia e outras complicações pulmonares que começam com uma gripe mal curada ou mais severa.
Osame Kinouchi disse…
Oi Anonimo,

A gripe sazonal afeta de 5 a 15% das população mundial por ano, segundo a OMS: http://www.euro.who.int/influenza

Eu estranhei o numero de 70 mil justamente porque ele é mais que o dobro de todas as mortes de pneumonia no Brasil (e devemos lembrar que existem muitos outros fatores que causam pneumonia além da gripe sazonal).

Mas talvez o numero esteja correto para um ano de epidemia sazonal alta. No entanto não consegui localizar a fonte dessa estatística nos sites do Ministério da Saúde.
LÍLIAN disse…
Boa tarde,
TAMBÉM NÃO CONSEGUI LOCALIZAR ESTA INFORMAÇÃO NO SITE DO MS, MAS RECEBI UMA NEWSLETTER DA ANAMT QUE FAZ ESTA AFIRMAÇÃO.NÃO TENHO CONHECIMENTO DE NINGUEM QUE TENHA MORRIDO DE GRIPE SAZONAL EM 2008, ENTRETANTO... DA GRIPE A SEI O NOME DE 3 PESSOAS PRÓXIMAS.70.000/12MESES= 5.800 PESSOAS/MÊS.ESTRANHO, NÃO?
pclemos disse…
Dados mostram que a gripe sazonal causou mais de 70.000 mortes no ano de 2008 e a gripe H1N1 causou 96 mortes no ano de 2009. Agora somente com 96 mortes os governos querem vacinar a população mundial. TO FORA!!!
Abrem os olhos, PESQUISEM. Isso é fria. População da França não querem se vacinar, somente 17% aceitam a vacina. Pensem bem antes de tomar a vacina Contra H1N1.

Até o governo federal não está confiante quanto à segurança da vacina H1N1, é por isso que foi dada às indústrias farmacêuticas imunidade contra ações judiciais. Isto significa que se seu filho ou esposa ficar inválido ou morrer por causa da vacina H1N1, você não poderá processar a indústria farmacêutica que fez a vacina!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes