Explicado aumento da gripe suína nos pampas
GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, Em Porto Alegre
O surgimento de casos da gripe suínafronteira com a Argentina sugerem o chimarrão solitário. pelo país vem afetando até o tradicional hábito de beber chimarrão em roda no Rio Grande do Sul. Em vez de grupos em que se compartilha água quente e erva-mate por uma mesma bomba, as autoridades de saúde de municípios da
A preocupação é que o vírus da influenza A (H1N1) encontre no canudo de metal um canal de transmissão, especialmente quando a água começa a esfriar. No Estado, há 106 casos confirmados da doença.
Em Itaqui (723 km de Porto Alegre), município na fronteira com a Argentina que decretou emergência mesmo sem ter casos confirmados, a prefeitura sugere em programas de rádio que as pessoas evitem oferecer a cuia para desconhecidos.
"Vamos todo dia nas rádios pedir que as pessoas mantenham os hábitos de higiene e evitem contato com outras pessoas, inclusive dividir a bomba", disse a secretária de municipal de Saúde, Eliane Piffero.
Em São Gabriel (321 km de Porto Alegre), cidade com 38 casos confirmados que suspendeu nesta quinta-feira decreto de situação de emergência, a prefeitura até distribuiu panfletos recomendando evitar o mate em grupo.
Em Uruguaiana (635 km de Porto Alegre), a prefeitura foi mais comedida, mas isso não evitou que a roda de chimarrão passasse a ser evitada.
Comentários