Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, julho 22, 2009

Faixa etária nas mortes de gripe suína


Não consegui as idades de duas das 22 pessoas que morreram de gripe suína. Mas é realmente curioso que idosos e crianças não parecem pertencer ao grupo de risco.

5 comentários:

Dedalus disse...

Caro Osame,

Eu não tinha feito um gráfico como o seu, mas havia percebido essa tendência nas notícias das mortes: mães morrem mais que os filhos recém-nascidos. Qual é o tipo de lógica num vírus que mata mais facilmente pessoas com sistema imune mais bem "preparado"? Será algo tipo uma reação alérgica?

Um abraço!

Anônimo disse...

Os dados são poucos. Mas realmente morrem várias pessoas na faixa 30-40, como no México. Minha impressão é de gente com problemas pulmonares. Quantos serão fumantes?

R.

none disse...

Bem, precisaria comparar esse gráfico com a taxa de infecção por idade.

[]s,

Roberto Takata

Osame Kinouchi disse...

Acho que esses dados não existem ou estao distorcidos, pois os exames agora sao feitos apenas para os casos graves.

none disse...

"Não é a primeira vez que esse vírus provoca gripe em seres humanos. Em 1918 uma variedade de H1N1 orignária de aves causou uma epidemia global conhecida como gripe espanhola e matou 60 milhões de pessoas. Nas três últimas décadas variantes menos letais do vírus, que parecem ter sido transmitidas inicialmente de pessoas para porcos, voltaram a infectar seres humanos [...].
Na Morbidity and Mortality Weekly Report de 21 de maio, pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) constataram que pessoas com mais de 60 anos conservam alguma imuniadde contra o H1N1 [...]." (p. 57)
Zorzetto, R. 2009. Celebridade mal conhecida. Pesquisa Fapesp 160, junho de 2009.
-------------

[]s,

Roberto Takata