Ruth de Aquino cometeu plágio de idéias?

Ótima iniciativa do Roberto em entrevistar os pesquisadores estrangeiros, algo de Ruth não fez e não faria pois não era este seu objetivo: ela queria apenas encher linguiça em sua coluna semanal com algo engraçadinho, tipo beautiful people comentando sobre nerds

Engraçado que um jornalista amigo meu disse que existe sim o tal plágio de idéias, e não apenas plágio de textos. Ou seja, ao não citar o artigo do The Independent onde se inspirou, Ruth cometeu plágio de idéias. Ela deveria ter começado seu texto assim: "A ciência também pode ser fonte de riso: afinal, muitas pesquisas parecem levar a conclusões ridículas ou apenas confirmar o óbvio. É o que comentam os jornalistas fulano de tal e sicrano de tal em sua coluna no The Independent, em fevereiro passado (link para eles).  E eu, Ruth, concordo com eles... etc"

Comentários

Débora P. Costa disse…
olá!!!!! estou passando para divulgar meu blog, onde publico receitas sem glúten e sem lactose, além de algumas dicas e textos legais... desde já agradeço a visita! parabéns pelo seu blog!!!
obrigada!

www.semglutensemlactose.blogspot.com
Marcelo Hermes disse…
Osame
ja nao está na hora de mudar o disco e deixar a Ruth de Aquino em paz ? Que tal postar sobre o que está acontecendo na UFMG, onde há suspeitas de desvio de 190 milhões de reais para fundações universitárias ?

abraços
MHL
Ronaldo Angelini disse…
Osame, você sabe se os blogueiros científicos da Inglaterra também saíram gritando que a Royal Society estava ameaçada ou que aquilo era uma ofensa inadmissível justamente nos 200 anos do Darwin?
Osame Kinouchi disse…
Marcelo,

O pequeno caso Ruth de Aquino é um experimento social: uma avaliação da influencia e possibilidades de crítica no jornalismo 2.0 (onde existem blogs e janelas de comentários da colunista). Por exemplo, qual a liberdade que blogueiros cientificos ligados a jornais podem ter neste caso?

É um estudo de caso a ser apresentado no II EWCLIPO. Produz uma reflexão sobre os limites das blog wars (onde está a linha que define crítica opinativa versus calunia e difamação - passiveis de processo legal?)

Já no caso da UFMG, vc realmente acredita que um post poderia fazer diferença? (especialmente dado que eu sou da USP e vc da UNB)? Eu não entendo nem como funcionam as fundações da USP, teria que fazer todo um estudo pra saber como fucionam por dentro as fundações da UFMG!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes