O que é a Wikipédia Lusófona?


Wikipédia em português ou Wikipédia lusófona é a versão em língua portuguesa da Wikipédia, a enciclopédia livre. A palavra "lusófona" refere-se a um país ou povo que tem como língua oficial o português.

A Wikipédia em língua portuguesa foi a quinta edição da Wikipédia a ser criada. Iniciou suas atividades em junho de 2001, tendo alcançado a marca de cem mil artigosem 26 de janeiro de 2006. Atualmente, é a oitava colocada em número de artigos, com 469 153 artigos.

A partir do final de 2004, esta edição cresceu rapidamente. Durante o mês de maio de 2005, ultrapassou o número de artigos das edições em Espanhol e Italiano. Comparando-se com a posição atual, em maio de 2004 era apenas a décima sétima Wikipédia em número de artigos.

Os artigos em língua portuguesa podem conter pequenas variações de escrita, já que esta edição engloba todos os falantes do português, seja qual for a norma que utilizem.

O português escrito em PortugalCabo VerdeSão Tomé e PríncipeGuiné-BissauAngolaMoçambiqueTimor-Leste e Macau apresenta diferenças em relação ao português escrito no Brasil. Assim, os artigos podem variar suas características de escrita dependendo de quem os escreveu; porém, como acontece nas outras grandes línguas internacionais, não existem versões superiores ou inferiores: são apenas diferentes. Em outubro de 2007, a wikipédia lusófona ultrapassou a marca dos 300 mil artigos e, em junho de 2008, a marca dos 400 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes