Blogueiros de ciência unidos jamais serão vencidos!

Marcelo Hermes chamou a atenção para esta reportagem estúpida na revista Época. Ele propôs que os cientistas e blogueiros de ciência respondessem a altura. Proponho que enchamos a caixa de comentários da moça (blog flame) de modo que ela, pelo menos, consulte um(a) jornalista científico antes de falar bobagem para zilhões de pessoas. Senão, daqui a pouco, sai reportagem similar na Revista Veja.

Se juntarmos uns 10 blogueiros em uma força-tarefa vampira (como já fizeram nossos amigos blogueiros nos EUA) podemos examinar via Google:

1. O currículo da repórter.
2. A qualidade e relevância de seus papers, ou seja, de suas outras reportagens.
3. Existência de plágio em suas reportagens (ok, estou sendo maldoso).
4. A relevância do jornalismo em geral, especialmente da revista Época.
5. Se ela estudou em universidade pública, de modo que dinheiro público foi gasto com ela.

Afinal, ela mexeu em vespeiro, acho que deveria estar preparada: fez um deserviço enorme à opinião pública sobre a ciência, em um país com ciência subdesenvolvida e subpatrocinada. Apenas porque não tinha pauta para esta semana. E esqueceu que, no novo jornalismo, o jornalista precisa ser mais responsável, não é dono de sua coluna e pode ser criticado na hora através das janelas de comentários.

Comentários

Carlos Hotta disse…
A resposta para a sua pergunta é: potencialmente sim.

Acho melhor respondermos o texto de forma elegante, mostrando que não somos todos uns zé manés!
Anônimo disse…
Osame,

Minha contribuição http://migre.me/cYM
Osame Kinouchi disse…
Lembro que a blogosfera de esquerda derrubou um blogueiro de extrema direita do Washington Post usando esta tática de escrutinio pela internet. Acho que enquanto eu não estiver difamando Ruth, mas apenas revelando fatos publicos documentados na Internet, nao poderia haver processo. Mas nunca se sabe, OK, eles possuem advogados bem pagos e nós não. Ficarei calado de agora em diante...
Anônimo disse…
Concordo com o Carlos Hotta no sentido de que respostas da comunidade científica à Sra. Ruth de Aquino devem ser de alto nível intelectual e de bom gosto. Gostaria de participar (fui um dos primeiros a postar comentário crítico à coluna dela no site da própria Revista Época). Nesse sentido, talvez seja bom bater forte, mas oferecer oportunidade de arrependimento da parte dela, independente da probabilidade disso ocorrer de fato.

Para adiantar as coisas, coloco aqui um endereço com acesso a um currículo resumido dela de 2001/2002 (http://www.sopasia.com/Bio-of-Ruth-de-Aquino.pdf).
Anônimo disse…
Mais uma contribuição para a discussão: http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/03/ciencia_e_o_obvio.php

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes