O que é a Wikipédia?


Por incrível que pareça, muita gente não possui uma idéia exata sobre o que é a Wikipédia. É comum se expressarem dúvidas e críticas que já foram amplamente debatidas e respondidas há anos atrás. Para contribuir para um maior esclarecimento (e deixar Ruth de Aquino em paz!) , começo esta série de posts sobre a nova Enciclopédia do século XXI, que talvez venha a desempenhar um papel social até maior que a Enciclopédia de D´Alembert e Diderot.

É claro que a qualidade da Wikipédia lusófona está anos-luz atrás da inglesa, mas imagino que isso se deve à preguiça, ceticismo e descrença de portugueses e brasileiros, não é mesmo? Será que nunca faremos um mea culpa?

Entretanto, a Wikipédia provavelmente é a principal fonte de informação para trabalhos escolares no Brasil, atualmente. Qualquer estudante pode ir em uma lan house na sua cidadezinha (se tiver escola, a cidade deve ter lan house também!) e acessar a Wiki. Que tal se em um esforço coletivo, todos náo brasileiros e portugueses déssemos nossa contribuição (em dinheiro, tempo e conhecimento) para essa grande fonte de educação coletiva e barata que é a Wikipédia? Afinal, se você encontrar alguma informação errada em um artigo da Wiki, basta você editar e consertar!

Wikipédia[3] é uma enciclopédia multilíngüe online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).

Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através denavegadores comuns, tais como o Internet ExplorerMozilla FirefoxNetscapeOperaSafari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

A enciclopédia sem fins lucrativos, é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Ela está disponível em 257 idiomas ou dialetos[1] com um total de 7,5 milhões de artigos[4], dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados de 11 de Dezembro de 2007)[5] e 469 151 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 31 de março de 2009). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as idéias na versão anglófona, além de uma edição impressa.

Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade[6], e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo[7]. A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou "forkiadas". Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua".[8]

Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia, tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes