Sexo grupal entre vagalumes

Estudo: vagalumes sincronizam luzes para conquistar fêmeas
08 de julho de 2010 16h50

comentários
1
Cientistas afirmam que vagalumes sincronizam suas piscadas para que fêmea não confunda as espécies Foto: Getty Images

Cientistas afirmam que vagalumes sincronizam suas piscadas para que fêmea não confunda as espécies
Foto: Getty Images

Um novo estudo da universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, indica que os vagalumes machos sincronizam suas luzes para atrair as fêmeas. Segundo os cientistas, a sincronia das piscadas ajuda as fêmeas a encontrar os machos da sua própria espécie, e não cruzar com um vagalume de outra. As informações são do Discovery News.

Os pesquisadores afirmam que quando a fêmea vê os machos piscando no mesmo padrão, ela pode responder com outro flash para chamar o parceiro. "O que as fêmeas estão fazendo é procurar pelo número e o tempo dos flashes", diz o pesquisador Andrew Moiseff.

Os cientistas, para testar a teoria, utilizaram pequenas luzes LED que imitavam os padrões de diferentes espécies. Contudo, os pesquisadores não consideram que os trabalhos tenham acabado. "De seis a 12 machos podem ser atraídos (pela luz da fêmea), nos não sabemos se ela distingue entre os machos quando responde", diz Moiseff.

Não é incomum encontrar no campo uma fêmea cercada por vários machos, o que indica, segundo os cientistas, que há outro nível de seleção ainda não descoberto. "O fato de que as fêmeas tendem mais a responder a sinais sincronizados do que aos não sincronizados é um grande negócio. Nós sabemos que, para o macho, receber um sinal positivo da fêmea é pelo menos metade da batalha de conseguir uma parceira", diz o cientista.

O estudo será publicado na edição do dia 9 da revista especializada Science.

Comentários

Ruy Barbosa disse…
Às vezes eu fico pasmo com as descobertas científicas após anos de dedicados estudos e alguns milhares ou até milhões de dólares jogados fora.

Como nesse caso em que realmente após essa descoberta sobre machos e fêmeas de vagalumes, jamais o mundo será igual outra vez.

Revolução na ciência, solução panacéia para os graves e intricados problemas das misérias humanas!
Osame Kinouchi disse…
Rui, a ciência é como a arte e o futebol. Tem um valor em si, nao sao (apenas) meios para gerar lucro ou curar doenças. E essa pesquisa dos vagalumes nao custou praticamente nada, mas mostrou a beleza de um fenomeno da Natureza .
Mas vc tem fome de que? Tem sede de que? A gente não quer só comida, mas diversão e arte...

Veja aqui no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=sROKYelaWbo
Osame Kinouchi disse…
Uma citação:

"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência."
- Ruy Barbosa
Anônimo disse…
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência."- Ruy Barbosa.

Concordo sim, pelos tantos enganados, blindados às reflexões mais lógicas e sensatas do cotidiano, ausentes aos fatos tão comuns e importantes da vida humana, com cérebros intoxicados, fanatizados e hipnotizados pelas fórmulas e princípios experimentais e que somente a isso respiram, comem, bebem e conseguem ver!

É como disse o mesmo Ruy Barbosa acima citado:

“Muitas vezes esperei descobrir nos recessos da ciência a chave para os arcanos do universo, o alimento são, completo e abundante para o espírito, o bálsamo genuíno para as mágoas do coração. DEUS, pois, estendeu o seu braço para mim e crestou a flor do meu orgulho. Então, achei os livros mudos, a razão moída e a filosofia estéril. Chorei e abracei a cruz. Foi a fé que me salvou".

Acredito sim, na Ciência Verdadeira e não nessa outra desafiadora de um princípio Ultra Inteligente chamado Criador. A ciência edificada pela apostasia humana que se propõe a desmenti-Lo, a edificar um trono de argila onde pretende reinar num outro universo, quando o verdadeiro continua mal visto, mal conhecido e mal interpretado por ele próprio, esse perecível ser, totalmente ignorante de sua verdadeira origem.

Esse homem que não mudou seu íntimo em milhões de anos. Pois a antiga idéia de construir a Torre de Babel é exatamente a que serve à ciência tecnológica pagã para modernos objetivos de uma única linguagem e vivência científica, tutora de toda a criação.

Acredito sim, Osama, acredito na citação. Barbosa tem toda razão!

A propósito, adoro vagalumes e suas luzes inspiradoras de poesias.

Abraços,
Ruy Barbosa (o outro)
Osame Kinouchi disse…
Prezado Ruy, desculpe a brincadeira, mas eu nao resisti.

Mas acho que tudo começou com nossa divergencia. Eu a favor da ciencia-arte (no mesmo sentido de futebol arte) e vc a favor de uma ciencia utilitarista que nao se importa com a beleza do mundo.

Em todo caso, outra citação:

"Cientista é aquele que pode ver como um mundo cabe em um grão de areia e entender como um segundo pode durar uma eternidade"

Um site para vc ter uma ideia do que está perdendo ao rejeitar a ciencia humana:

http://www.newgrounds.com/portal/view/525347

Um artigo meu sobre como o humanismo e o romantismo sao desumanos:

http://stoa.usp.br/osame/files/1629/13664/Anti_Rose.pdf

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes