Publique e viva!


O Eduardo do Ciência a Bessa iniciou uma série de posts sobre a relação orientador-orientado. Recomendo a leitura a meus estudantes. E para contribuir com os conselhos sobre a inevitável dissertação, tese e artigos, gostaria de sugerir que, dado que você precisa fazer isso, então o faça de maneira prazeiroso.

Isso mesmo. Os escritores gostam de escrever. Encaram seus textos como obras de arte. Então querido aluno, que tal encarar seus textos com espírito artístico? Vocẽ sabia que na Idade Média o pretendente ao grau de mestre tinha que mostrar perante uma banca de três outros mestres a sua "obra mestra" ou "masterpiece"? (banca de três pessoas? como somos conservadores!)

Escreva como se estivesse esculpindo ou pintando. Juro que você se sentirá muito melhor. Não irá reclamar de que "ninguém vai ler isso"... Ora, você acha que os artistas pintam ou criam obras apenas para os outros verem? Não, eles cultivam aquele gostinho pessoal de auto-superação, da criatividade, da auto-expressão e satisfação interior. E isso, por incrível que pareça, pode existir em um paper ou um livro. Siga o exemplo de Feynman!

OK, OK, existe toda uma técnica também, como nas artes plásticas e na música existe toda uma técnica que o aprendiz tem que dominar. Dou uma referência abaixo muito boa, com uma série de pequenos artigos sobre a arte e técnica de escrever papers. Pena que é de um site de uma empresa que escreve por você se você pagar em dólares... Isso parece meio contraditório com a mensagem deste post.

O site é: http://www.sfedit.net/newsletters.htm

Focusing on Your Central Message
Eight Steps to Developing an Effective Outline
Twelve Steps to Developing an Effective First Draft
Ten Steps to Writing an Effective Abstract
Ten Steps to Writing an Effective Introduction
Twelve Steps to Writing an Effective Results Section
Fourteen Steps to Writing an Effective Discussion Section
Twelve Steps to Writing an Effective Materials and Methods
Twelve Steps to Developing Effective Tables and FIgures
Developing an Effective Title
Selecting a Journal
Responding to Reviewers
Eleven Reasons why Manuscripts are Rejected
Journal Submission Checklist
Promoting Your Publication

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes