Casos de gripe suína crescem exponencialmente no Brasil


Parece que o número de casos confirmados agora está crescendo a uma taxa exponencial constante. O número de casos é dado por y = 0.016 * 1.23^x, onde x é o número de dias desde a primeira notificação. Acredito que o crescimento exponencial irá se manter até atingirmos alguns milhões de casos, quando os efeitos de saturação (imunidade da população) começam a aparecer.

Isso significa que atingiremos a marca de 1 milhão de casos em cerca de 38 dias. Não que isso vá aparecer nas estatísticas oficiais, pois em breve a capacidade máxima de confirmação de casos por testes laboratoriais será atingida (se já não o foi).

Até agora não entendi a estratégia do ministro Temporão. A tática de minimização dos fatos ("Esta é uma gripe similar a uma gripe comum sazonal", disse anteontem em entrevista na CBN) leva apenas ao descrédito e perda de confiança no Ministério da Saúde, gerando insegurança e paranóia na população. Seria muito melhor o ministro errar por superestimação da gripe do que por subestimação.

Uma história que ficou mal contada é a (possível) compra de 800.000 caixas de Tamiflu pelo Ministério. Essa notícia não ficou confirmada, dizia apenas que o Brasil estava em negociação com a Roche. Acho que vou perguntar para a Fernanda, do Ministério da Saúde e que está comentando nos blogs, se a compra foi realmente realizada.

Se foi, teremos gasto este estoque em cerca de 40 dias...

Se não foi, então o estoque do governo de 12.000 tratamentos dá para até dia 13 de julho...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes