Deu no Jordan Times: ovelhas queimadas "desapareceram"


Dado que não é primeiro de abril, tem alguma coisa esquisita nessa notícia que está bombando na net e no twitter:


De um lado os conspirólogos de plantão estão falando em armas espaciais secretas americanas ativadas por acaso. De outro lado, os céticos de plantão afirmam que a notícia é falsa, dado que é impossível que ovelhas desapareçam devido a um calor de 400 C. Afinal, para se cremar um corpo, segundo a wikipedia:

The box containing the body is placed in the retort and incinerated at a temperature of 760° to 1150°C (1400° to 2100°F). During the cremation process, a large part of the body (especially the organs) and other soft tissue are vaporized and oxidized because of the heat, and the gases are discharged through the exhaust system. The entire process usually takes about two hours.

Por falar nisso, nas minhas buscas aqui por informação, acabei calculando que o famoso Fahreinheit 451 onde o papel se queimaria corresponde a meros 232 Celsius.

Eu tenho uma teoria (eu sempre tenho uma teoria): A verdade está no meio. Acho que alguém cometeu um erro de tradução do árabe, ou foi uma simples hipérbole nos relatos das testemunhas oculares.

Ou seja, acho que o fenômeno deve ser parecido com o ocorrido no Rio em 2004, ver abaixo. As ovelhas se queimaram e "fugiram", ou seja, "desapareceram" de vista, deram no pé. Um erro de tradução deu a entender que as ovelhas vaporizaram...

Aposto um kit Colorado que foi isso. Alguém se anima a casar a aposta?

PS: Advinhou o que é a foto? Uma cobra comendo uma ovelha...

Segunda-feira, 05 de julho de 2004 16h41

Feema analisa terreno que apresenta combustão espontânea no Rio
da
Folha Online

Técnicos da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) recolheram nesta segunda-feira amostras de solo para análise de um terreno no município de Barra Mansa, no sul do Rio de Janeiro, onde três crianças sofreram queimaduras no último fim de semana enquanto brincavam.

De acordo com a presidente da Feema, Elizabeth Lima, há suspeitas de que exista mistura de resíduos tóxicos no terreno, que apresenta combustões espontâneas pelo simples atrito com o solo.

O terreno foi interditado pela Feema e pela Defesa Civil --que também analisa a área-- para evitar novos incidentes e para que os técnicos possam trabalhar.

Queimaduras

O menino João Pedro Teodoro da Silva, 8, sofreu queimaduras em 70% do corpo enquanto brincava no terreno. Ele foi atingido por produtos químicos incandescentes.

Em estado grave, Silva foi internado numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital particular em Barra Mansa.

Outros dois meninos sofreram queimaduras nas pernas. Um cachorro também morreu no terreno.


Comentários

Roberto disse…
Tadinha da ovelhinha... :)

Eu acho que não ouve erro de tradução não se voce ver no meu post, de onde peguei informações de outros dois jornais jordanianos, que publicam informações em inglês, as ovelhas cairam em chamas, fumaça e cinzas. E que todos os objetos que lançaram dentro desta área se desfaziam instantaneamente.

Outra notícia hoje, do mesmo jornal, fala que foi devido ao gas metano, e dizem que qdo escavaram encontraram mais metano. Talvez tenha sido só para encobrir e dar veracidade à versão oficial. Essa versão é ainda mais incadreditável que o relatório da comissão de 11 de setembro :)

Eu peguei informacoes de diversos locais, voce pode ver com detalhes aqui:

http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/temperatura-sobe-400c-em-regiao-da.html

e aqui:
http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/jordan-times-fogo-de-400c-na-jordania-e.html
Veja as fotos e os filmes no post.
Kentaro Mori disse…
Osame, o caso árabe já foi solucionado e envolveu a emissão e queima de metano
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2631/jordnia-400c-explicaes-a-fogos-misteriosos-que-no-cheiram-bem
Não conhecia o caso no Brasil! Curioso...

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes