Os finalistas do Best Blog Brasil e sua autoridade Technorati


Estes são os finalistas do Best Blogs Brasil 2008 na área de blogs científicos. A votação se encerra no dia 16 de janeiro próximo (vote!). Eu já votei.


42 - Autoridade 27, rank 223.200

Blog do Planeta - não cadastrado

Brontossauros em Meu Jardim - Autoridade 75, rank 69.156

Geófagos - Autoridade 32, rank 186.116

Lablogatórios - Autoridade 229, rank 15.409

O Cientista - Autoridade 1, rank 2.538.743

Rainha Vermelha - Autoridade 67, rank 79.433

Rastro de Carbono - não cadastrado

Universo Físico - Autoridade 31, rank 192.592

Xis Xis - Autoridade 51, rank 202.882
Dados coletados em às 02:00 h de 04 de janeiro de 2009.

Durante o I EECLiPo discutimos bastante a questão da avaliação do blogs e a relevância do índice de autoridade do Technorati, que mede o número de blogs que citaram um dado blog nos últimos seis meses.

Como todo índice, ele pode ser manipulado. Mas, se pensarmos bem, ter um índice é melhor que não ter nenhum, pois equivale a ter alguma informação (distorcida) em vez de nenhuma informação. Ou seja, o índice pode lhe fornecer um prior que depois você pode fazer um update Bayesiano após examinar pessoalmente o site.

Tenho três observações sobre esta lista. Primeiro, Rastros de Carbono é um blog importante, deveria se cadastrar no Technorati. Segundo, o blog O Cientista parece ser uma anomalia nesta lista, irei examiná-lo com cuidado. Em todo caso, o índice sugere que pode ter havido uma indicação equivocada, embora ele tenha sido o mais votado na pré-seleção!

Finalmente, noto que existe grande correlação entre a autoridade Technorati e os blogs selecionados. Ou seja, embora alguns blogs bem ranqueados podem ter ficado de fora, os selecionados (com a excessão já citada) possuem autoridade maior que 27, o que realmente os coloca entre os mais bem ranqueados da blogosfera científica brasileira.

Update: O endereço de O Cientista é novo, daí seu baixo rank. Entretanto o endereço anterior (O Cientista Diário) fornece apenas autoridade igual a 7. O blog é bastante recente (iniciado em 17 de julho de 2008). Realmente uma anomalia (o que pode ser um elogio...).

Comentários

Carlos Hotta disse…
Osame, um bug no Technorati não nos deixa cadastrar o Rastro de Carbono lá... estamos tentando resolver isto!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes