Ocorreu um erro neste gadget

domingo, janeiro 04, 2009

Os finalistas do Best Blog Brasil e sua autoridade Technorati


Estes são os finalistas do Best Blogs Brasil 2008 na área de blogs científicos. A votação se encerra no dia 16 de janeiro próximo (vote!). Eu já votei.


42 - Autoridade 27, rank 223.200

Blog do Planeta - não cadastrado

Brontossauros em Meu Jardim - Autoridade 75, rank 69.156

Geófagos - Autoridade 32, rank 186.116

Lablogatórios - Autoridade 229, rank 15.409

O Cientista - Autoridade 1, rank 2.538.743

Rainha Vermelha - Autoridade 67, rank 79.433

Rastro de Carbono - não cadastrado

Universo Físico - Autoridade 31, rank 192.592

Xis Xis - Autoridade 51, rank 202.882
Dados coletados em às 02:00 h de 04 de janeiro de 2009.

Durante o I EECLiPo discutimos bastante a questão da avaliação do blogs e a relevância do índice de autoridade do Technorati, que mede o número de blogs que citaram um dado blog nos últimos seis meses.

Como todo índice, ele pode ser manipulado. Mas, se pensarmos bem, ter um índice é melhor que não ter nenhum, pois equivale a ter alguma informação (distorcida) em vez de nenhuma informação. Ou seja, o índice pode lhe fornecer um prior que depois você pode fazer um update Bayesiano após examinar pessoalmente o site.

Tenho três observações sobre esta lista. Primeiro, Rastros de Carbono é um blog importante, deveria se cadastrar no Technorati. Segundo, o blog O Cientista parece ser uma anomalia nesta lista, irei examiná-lo com cuidado. Em todo caso, o índice sugere que pode ter havido uma indicação equivocada, embora ele tenha sido o mais votado na pré-seleção!

Finalmente, noto que existe grande correlação entre a autoridade Technorati e os blogs selecionados. Ou seja, embora alguns blogs bem ranqueados podem ter ficado de fora, os selecionados (com a excessão já citada) possuem autoridade maior que 27, o que realmente os coloca entre os mais bem ranqueados da blogosfera científica brasileira.

Update: O endereço de O Cientista é novo, daí seu baixo rank. Entretanto o endereço anterior (O Cientista Diário) fornece apenas autoridade igual a 7. O blog é bastante recente (iniciado em 17 de julho de 2008). Realmente uma anomalia (o que pode ser um elogio...).

Um comentário:

Carlos Hotta disse...

Osame, um bug no Technorati não nos deixa cadastrar o Rastro de Carbono lá... estamos tentando resolver isto!