Ocorreu um erro neste gadget

sábado, janeiro 10, 2009

Índice de Hirsch para blogs



Um dos índices para se medir a qualidade (eu diria popularidade) de um blog é a Autoridade Technorati, ou seja, o número de blogs (não de posts) que citaram o blog nos últimos seis meses. É um índice similar ao grau (número de links) de um nodo em uma rede complexa.

Um dos problemas com esse índice é que eu poderia criar 50 blogs fantasmas que citassem o meu blog, e imediatamente minha autoridade subiria para 50. É por isso que, também na internet, o número de links não é um bom indicador de popularidade e algorítimos como o PageRank foram desenvolvidos para uma melhor avaliação.

Bolei um índice de Hirsh para blogs fácil de calcular, bem mais fácil que qualquer algorítimo global tipo page rank, e razoávelmente imune à ser inflado artificialmente:

Um blog tem índice h se possui h citações (no Technorati) de blogs cuja autoridade seja pelo menos h.

Como calcular o índice de Hirsh do seu blog?

Supondo que você já cadastro seu blog no Technorati (e melhor ainda, colocou o Technorati Authority Widget no seu blog), encontre sua página Technorati e clique no label authority. Isto irá te fornecer sua lista de citações. Escolha agora a opçao "search by authority", de modo que as citações serão listadas pela autoridade dos blogs, nao pela recência dos posts.

Agora, vá contando as citações e comparando com a autoridade do blog que citou. Exemplo:

Post Autoridade
1 142
2 94
3 52
4 22
5 15
6 11
7 8 <----- h = 7 8 7 9 5 etc
Neste exemplo, você tem 7 citações com pelo menos autoridade 7 (mas não tem 8 citações com pelo menos autoridade 8!) , de modo que seu índice h é 7.

Por coerência, talvez devessemos contar apenas citações dos últimos seis meses, mas isso dá um pouco mais de trabalho (embora o Technorati forneça a data das citações). Melhor ficar com esta definição simples, afinal a Lei do Mínimo Esforço é onipresente na Blogosfera...

Atualmente o meu é 18. Por que você não calcula o seu índice h e coloca nos comentários, daí eu poderei estudar a correlação entre autoridade e índice h dos blogs científicos.

PS: Please, don´t steal this idea, we are publishing it in a scientific paper.
Tradução: favor não roubar essa idéia, isso é feio! Além do mais, algo similar já foi publicado no ArXiv, com o nome de Lobby Index.

5 comentários:

Vitor Pamplona disse...

Oi Osame,

Tua idéia é quase imune a trapaça :D. O problema é o Technorati, que não distingue quem escreveu a referência.

Eu posso entrar em vários blogs e escrever comentários colocando o endereço do meu blog. Algumas horas depois, estes blogs vão estar na lista daqueles que me citaram no technorati e minha autoridade vai subir.

Simples assim.

Osame Kinouchi disse...

Pois é, acho que o Technorati deveria ignorar links postados em comentários. Acho que seria fácil eles implementarem isso e é do interesse deles fazê-lo, como está explicitado nessa politica deles aqui: http://support.technorati.com/guidelines/

Assim, por que não sugerir para os caras do site? Melhor ainda, vou fazer isso agora...

Osame Kinouchi disse...

Feito: http://support.technorati.com/discussions/topic/5123?replies=1

Carlos Hotta disse...

Com toda a pendenga do BlogBlogs, eu pensei em usar o h-index também! Vcs acham que conseguiriam gerar um h-index para todos os blogs brasileiros? Pelo menos os top100 no Technorati? Ia ser uma forma interessante de divulgar métricas científicas!

Vitor Pamplona disse...

Está melhorando...

http://support.technorati.com/discussions/topic/5123?replies=1