Como medir a probabilidade de Deus existir?



O slogan Probably God doesn´t exist foi muito bem bolado, ele stick in the mind. Em português, a palavra provável é meio ambígua: uma coisa é provável se sua probabilidade é alta, mas pode também significar que uma coisa é capaz de ser provada. Como ninguém está discutindo provas matemáticas ou legais (o conceito de "prova" em ciências naturais é problemático), o primeiro significado probabilistico é o correto no caso do slogan.

Então, fiquei pensando em como medir essa probabilidade, circunscrevendo o conceito de Deus àpenas a de deus criador do universo (embora existam outros conceitos de deuses). Existem duas opções atualmente:

1. Medida frequentista: você examina o multiverso e verifica quantos dos 100^500 universos do string landscape foram criados por algum tipo de deus. Se der menos que 5%, você pode concluir que provavelmente Deus não existe no nosso universo.

2. Medida Bayesiana: aparentemente o prior das pessoas sobre a existência de Deus é zero ou 1. Desse modo, nenhuma quantidade de evidência a favor ou contra faz qualquer diferença, o update Bayesiano não consegue mudar um prior desse tipo. Algo parecido com o Teorema de Quine onde qualquer hipótese pode ser salva dado tempo e imaginação suficientes...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes