Ondes estão os blogs de Tecnologia?

Foto: Coelhinhas da Playboy no Campus Party 2009.

Aprendo através do Rafael Soares (RNAMensageiro), que cita uma pesquisa de Alex Primo, que os posts sobre ciência somam apenas 0,33% em uma amostra de 5218 posts publicados no mês de agôsto de 2007 pelos 50 blogs brasileiros mais bem colocados no rank Technorati.

OK, OK, eu sei que todo mundo vai reclamar aqui do rank Technorati (assim como os alunos reclamam das notas que damos a eles nas provas - afinal elas não avaliam qualitativamente o que eles pretendiam dizer, mas apenas o que eles efetivamente disseram!). Bom, se um dia implementarem o índice de Hirsch para blogs de forma automática, as coisas melhoram (um pouquinho!).

Rafael sugere que deveriamos nos alegrar, pois temos um nicho totalmente inexplorado na blogosfera brasileira. Sim, eu gosto desse tipo de otimismo! Mas notei uma coisa curiosa: estamos lá no Anel de Blogs Científicos dividindo os blogs por classes, por exemplo Ciências da Vida, Ciências Exatas (o que quer que isso signifique), Humanidades (blog de Humanidades é científico?), Tecnologia etc.

Mas ao longo deste último ano, embora a pesquisa do Alex diga que 25% dos posts dos top 50 blogs são sobre tecnologia, não encontramos muitos blogs dedicados à Tecnologia. Talvez seja uma questão interpretativa: não estamos (muito) interessados em blogs sobre gadgets tecnológicos, mas sim sobre Tecnologia no sentido amplo, como na sigla C&T.

Se você conhece bons blogs de Tecnologia (não vale blogs de computação ou de gadgets), sugira alguns aí nos comentários!






Comentários

Carlos Hotta disse…
É uma observação pertinente, Osame.

Eu procurei por um tempo um blog que falasse de pesquisas em Ciência da Computação, que focasse na parte mais teórica do assunto mas não encontrei nada com esse foco que atualizasse periodicamente.
Robo In disse…
Olá,

Gostei muito do blog, dos post ref. a tecnologias, dei uma lida em algumas máterias e realmente são ótimas.
Enfim, eu faço Jornalismo, e meu blog é um trabalho ref. a tecnologia, e as consequências dela no mercado, junto com a crise e globalização.
Eu e meu grupo estamos "ajeitando" ele.
Gostaria de linkar vocês e caso fosse possível de você nós linkar Tambem.

www.roboin.blogspot.com

Obrigada,
Roboin - Juliana Isaias
Max disse…
eu gostei bantante da materia tb, eu e um amigo temos batalhando ai para colocar um blog de tecnologia no ar,tamos começando ainda não postamos as materias colocamos uma dadta de inauguração para postar as materias dia 08/08/2009 quer puder entrar lá pra dar uma forçar.
http://tecnoblog-max.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes