Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, setembro 10, 2008

A cooperação nos chocolates




O Osame comentou sobre a criação de um novo portal de divulgação da ciência, que utiliza como foco os arquivos de áudio (podcast).Fui conferir, e imediatamente encontrei um interessante estudo de Maria Emilia Yamamoto, pesquisadora da UFRN. O grupo estudou o comportamento moral de crianças, tentando entender como ocorre a cooperação, investigando pelo ponto de vista evolutivo se atitudes seriam direcionadas a um benefício comum, ou se revelariam egoísmo.

As crianças foram separadas em grupos pequenos ou grandes. Para ambos ofereciam três chocolates para cada criança. Cada criança tinha opção de ficar com o chocolate, ou doar para um fundo comum. Para cada chocolate doado, mais dois seriam acrescentados ao fundo, que depois seria dividido com a classe toda. Conhecendo as regras as crianças iam para trás de um biombo e decidiam a atitude que deveriam tomar.

O resultado observado foi quem em grupos menores, a generosidade foi maior, já em grupos grandes o egoísmo foi maior. Isso ocorre porque em grupos menores as pessoas percebem que podem ter um controle maior da situação da cooperação. Em grupos maiores, diminui a sensação de vantagem de cooperação, já que parece inexistir o controle.


A literatura científica já revela resultados semelhantes para grupos de adultos.Esse estudo é muito interessante, pois revela de forma clara e direta a interessante dinâmica da teoria dos jogos.Para quem gostou do assunto, indico o livro ´
Glorioso Acidente´ que trata, entre outros temas, deste tipo de situação de cooperação e egoísmo.


Podcast do estudo



Um comentário:

luisbr disse...

Obrigado pela citação. ;-)
Abraços.