Lower bound e upper bound na gripe suína
O site do Ministério da Saúde sobre a gripe suína:
Imagino que as informações sejam confiáveis e conservadoras (pois deve haver muita gente aconselhando evitar o pânico). É um lower bound, digamos assim.
Deixa eu explicar porque ando meio alarmista. As razões são:
1. Eu sei o que significa "crescimento exponencial" antes da saturação, em uma epidemia.
2. Eu conheço os modelos tipo SIR (Susceptible-Infected-Recovered) e suas previsões.
3. Eu trabalho na área de meios excitáveis (a população humana suscetível ao vírus) e redes complexas (que descreve as redes de aeroportos e de contatos sociais).
4. Eu sei o que são avalanches e leis de potência em eventos extremais: dizer que os alarmes anteriores sobre pandemias foram falsos ou que os eventos foram insignificantes nada diz sobre o futuro - isso é uma falácia causal muito conhecida. Seria como dizer que o terremoto Big One nunca vai acontecer na Califórnia simplesmente porque não ocorreu no século XX...
5. Eu sei que o mercado financeiro precifica os riscos, e muitas vezes é um sistema preditor muito mais confiável que estatísticas convencionais. E o mercado tá gripado...
"Gripe: A História da Pandemia de 1918" (Record) narra a verdadeira história de morte, erros e acertos de uma das mais impressionantes epidemias já enfrentadas pela humanidade. A influenza de 1918 vitimou 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Num envolvente trabalho de reportagem científica, a repórter do New York Times Gina Kolata investiga a história por trás desta doença mortal desde sua origem. Analisando relatórios científicos, arquivos médicos de hospitais e pesquisadores, a autora explica porque a gripe de 1918 era tão contagiosa, revela as histórias dos médicos que tentaram combatê-la e mostra como as desastrosas tentativas de "acobertar" a epidemia acabaram por torná-la ainda mais mortífera. Paralelamente, a autora esmiúça a história de grandes epidemias e pragas que assolaram a humanidade, como a Peste Negra da Idade Média e a varíola. De olho no futuro, Kolata detalha os últimos avanços na pesquisa do vírus da gripe, identifica as possibilidades de uma nova epidemia em escala global, aponta medidas de prevenção e mostra como é fundamental uma postura transparente no caso de uma nova ameaça.
O upper bound fica por conta da Folha, que faz o pré-lançamento (por R$ 43,00!) do livro:
Comentários
(ciência ou ciência popular) para entender os mecanismos que vc citou (SIR,Meios excitáveis).
Coloquei os links da Wikipedia, talvez devessem ser melhor traduzidos para a Wiki lusófona.
Um livro que recomendo é o Ubiquity, do Mark Buchanan, vc pode encontrá-lo aqui:
http://www.amazon.com/Ubiquity-Catastrophes-Happen-Mark-Buchanan/dp/0609809989