Entrevista do Marcelo Leite do blog Ciência em Dia sobre blogs de ciência, divulgação científica e polêmicas entre visões religiões e científicas.
Marcelo introduz um termo interessante: seu blog não é de divulgação da cultura científica mas sim de crítica da ciência, que não deveria ser interpretado como crítica romântica da ciência (Roszack, Marcuse, Escola de Frankfurt etc) mas sim de "crítica da ciência" no mesmo sentido que "crítica de arte" e "crítica de música". Ou seja, não como uma atividade de crítica anticientífica, que defende que a visão científica (normalmente seguida do adjetivo "materialista") é a raiz de todos os males da sociedade Ocidental (e da Oriental?), mas como uma crítica jornalística mais leve.
Pelo que entendi dessa nova posição do Marcelo, o jornalismo pode criticar a Ciência e suas instituições sem negá-la em seus fundamentos, assim como criticar ações políticas sem negar a atividade Política ou criticar um filme ou toda uma ação do governo de financiamento de filmes brasileiros sem negar o Cinema. Bom, certamente isso já não é o Homem Unidimensional de Marcuse.
Outra coisa interessante que Marcelo fala no blog (mas não na entrevista) é que neste seu novo livro ele muda certas opiniões que tinha sobre o Darwinismo após ler (finalmente) o livro Darwinian Left de Peter Singer. Quando será que vão traduzir esse pequeno e seminal livro para o português?
O link para a entrevista do Marcelo Leite ficava ligando automaticamente quando se entra aqui. Assim, retirei o mesmo, deixando o link explicito aqui para quem quiser ouvir:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes