Ciência no Brasil


 Poderia ser um bom tema para a Roda da Ciência:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, acontece no Brasil desde 2004. A idéia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Ela possibilita que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas. Participam dela universidades e instituições de pesquisa, escolas, centros e museus de C&T, entidades científicas e tecnológicas, prefeituras, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de fomento à pesquisa, parques ambientais, zoológicos e jardins botânicos, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, entidades da sociedade civil etc. Na SNCT de 2008 foram realizadas 11.000 atividades, em cerca de 450 cidades de todos os estados, envolvendo cerca de 1000 instituições. Em muitos estados já existem semanas estaduais de C&T que estão articuladas com a SNCT.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009 ocorrerá entre 19 e 25 de outubro de 2009. O tema principal será: “Ciência no Brasil”. Queremos que a população brasileira conheça, discuta e valorize a nossa C&T. Uma pesquisa nacional, realizada pelo MCT em 2006/2007, mostrou que 85% dos brasileiros desconhecem cientistas e instituições de pesquisa importantes no Brasil. Vamos criar um movimento, em cada cidade brasileira, para se debater em escolas, universidades, instituições, em espaços públicos e com a população em geral, a situação da C&T em cada cidade, em casa estado e no país: sua história passada, seu contexto atual e seus desafios futuros. Buscaremos também resgatar, em cada canto do país, as contribuições das pessoas do lugar para a C&T e para o conhecimento em geral.

Em 2009, estaremos comemorando importantes acontecimentos da C&T no Brasil: a construção do primeiro balão de ar quente por Bartolomeu de Gusmão (300 anos atrás); o centenário da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e de uma das pesquisas científicas mais importantes aqui feitas: a descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas, um feito importante e simbólico por aliar ciência básica, sua aplicação e sua ligação com o desenvolvimento social.

Lembramos que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao lema escolhido, abarcando todos os outros, mas que se dá uma ênfase especial para a realização de atividades integradas em todo o país em torno do tema proposto.

Convidamos todas as instituições de pesquisa e ensino, órgãos governamentais de todos os níveis, meios de comunicação, entidades científicas e tecnológicas, cientistas, professores, estudantes, comunicadores da ciência e  todos os interessados a colocarem esta data em suas agendas, a divulgarem o evento e a iniciarem o processo de preparação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009.

 

Mais informações: http://semanact.mct.gov.br

 

 

Ildeu de Castro Moreira

Coordenador Executivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

DEPDI/SECIS/MCT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes