Guilherme Leal da Natura, o vice de Marina Silva: o jogo vai começar!

Uma jogada de mestre da candidatura Marina Silva, pois:
1. Ganha simpatia de eleitores indecisos das classes A e B. A questão não é se você vota em empresários, mas em que tipo de empresários você vota: naqueles que estão afinados com o futuro do país e da Terra, ou nos "empresários" da velha oligarquia parasitária.
2. Ganha novas e importantes fontes de recursos de campanha.
3. Derruba uma série de preconceitos em relação à Marina.
4. Abre o acesso para uma rede de 800.000 revendedoras Natura, a maior parte mulheres. E se elas fizeram campanha boca a boca para Marina?
O que significa a entrada de Guilherme Leal, sócio da Natura e um dos homens mais ricos do País, no jogo eleitoral
A história conta que brasileiros bilionários exercem um papel fundamental nos bastidores da política - financiam partidos, apoiam candidatos e dão suporte às corridas eleitorais. É cena rara vê-los em palanques. Na quartafeira 30, no entanto, o presidente da Natura, Guilherme Leal, quebrou essa tradição. Fundador da maior empresa de cosméticos do País e dono de uma fortuna estimada em R$ 2,2 bilhões, ele se filiou ao PV e deve se lançar como vice da ex-ministra Marina Silva à Presidência em 2010.

Se isso acontecer, será o empresário mais rico do País a entrar na política. Guilherme Leal, um paulista de 59 anos, formado em administração de empresas e dono de 25% da Natura, é o homem número 601 no ranking dos mais afortunados do planeta. Embora tenha um padrão financeiro bem diferente do de Marina Silva - uma ex-seringueira do Acre, ligada a movimentos ecológicos e braço direito do ambientalista assassinado Chico Mendes nos anos 70 -, Leal tem ligações ideológicas com a bandeira de Marina.

O principal ponto em comum é a sustentabilidade. Além de presidir o conselho de administração da Natura, Leal é presidente do conselho deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), membro do Instituto Ethos e conselheiro do WWF (Fundo Mundial da Vida Selvagem). "Ele está perfeitamente alinhado com as nossas diretrizes", disse o presidente do PV, José Penna. Mais do que dar um viés empresarial ao PV, a filiação de Leal amplia os horizontes de Marina nas urnas.

A Natura possui 798,7 mil consultoras de vendas em todo o País, que diariamente estão em contato com mais de sete milhões de clientes - mulheres, na maioria. Mesmo indiretamente, é um exército que pode fazer a diferença. Junto com o presidente da Natura, outros empresários de peso se filiaram ao PV. Entre eles Roberto Klabin, diretor da Klabin, e Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos.

O presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, José Balestrassi, e Ana Toni, diretora da Fundação Ford, também entraram para os "verdes". A estratégia do PV para as próximas eleições remete à manobra do PT, em 2002. O partido acertou em cheio na escolha do vice para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O mineiro José Alencar, um dos maiores empresários do País, serviu como uma luva para os planos políticos do PT - ele aproximou o partido do meio empresarial, deu credibilidade à chapa e atraiu recursos. Uma tacada certeira. Depois de três tentativas frustradas, Lula chegou ao poder.
PS: Ou seja, se você não ia votar em Marina por ela ser pobre, negra, mulher ou evangélica, agora pode ter mais confiança de que Marina não é uma extremista mas sabe dialogar com as pessoas sérias e de visão da sociedade brasileira: um homem branco secular e bilionário mas que não compactua com nossa mesquinha elite brasileira... Marina não é uma autoritária como Dilma ou Serra, mas une a sociedade brasileira em vez de polarizar.
Mas se você quer continuar a votar em mensaleiros, seja do PT seja do DEM ou do PSDB, o que eu posso fazer? O voto é seu!

Comentários

Anônimo disse…
Quanta ingenuidade!!!
Grilo D disse…
Huahuahuahua!!! Esse post me lembrou do tempo que o verde do partido significava defesa do meio ambiente, e não a cor do vil metal, como hoje. PV agora é Partido Vaicomasoutras. Está com tucanos em Sampa, com petistas em Brasília e demos no Rio. Não estranharia se chamassem o Blairo Maggi para vice.

Que saudade da Marina Silva! Aquela que lutou com Chico Mendes e deu um chega-pra-lá em Lula quando este não deu o merecido apoio à causa ecológica. Agora aceita um partido de aluguel, do também saudoso Gabeira. No segundo turno, se o PV não passar do primeiro, apoiará quem der mais ração.

Clodovil foi o único político macho dos últimos anos: "É só passar a mão na minha bunda que eu abano o rabo.". Todos os outros concordam, mas ninguém admite publicamente.

Ê, povinho bunda!
Grilo D
João Gustavo disse…
MTO BOM!
Votarei na Marina, única candidata que pensa no futuro do Brasil.
Aline disse…
Marina com certeza é uma excelente opção. Com sua candidatura, tenho em quem votar. Espero que muitos jovens tenham esperança como eu.

Marina busca quebrar o radicalismo entre os seguidores CEGOS de PT e PSDB, radicalismo tamanho que vem de todos os lados acusando-a de todo o tipo de absurdo.
Deturpam tudo o que ela diz,além de tentarem estereotipá-la negativamente, basta procurar... independente do que digam, sei que ela é inteligente,culta, preparada e acima de tudo honesta, tudo o que espero nestes tempos tão nebulosos. Calúnias virão dos "grandes", isso eu sei, mas com certeza Marina irá abalar positivamente estas eleições e só haverá de acrescentar com debates por um desenvolvimento de século 21 para o Brasil, uma visão de futuro.

E com relação ao Guilherme Leal, tem também um excelente currículo - não deve ter alterado nada em seu benefício como fez Dilma - realmente alguém isento e de fato com ideais. WWF, Ethos são instituições respeitadíssimas, não se trata de fachada.

Gabeira quase conseguiu o Rio, quem sabe?

Parabéns pelo blog.
Otima analise!
Otima escolha!
E a melhor de todas:
MARINA SILVA - FUTURA PRESIDENTE DO BRASIL (JÁ, 2011)
Anônimo disse…
Se o Guilherme Leal pode usar 800 mil consultoras Natura para apoiar a Marina, a Avon (multinacional americana) pode usar sua rede de 2 milhoes de consultoras para apoiar a Dilma ou o Serra?
Anônimo disse…
Perguntas:
Até onde a crença religiosa de Marina pode ser um obstáculo em um futuro governo seu?

Com este vice, não temos o risco de, em nome de um chapa verde, termos um governo neoliberal, de extrema direita, mas com uma concessão no campo ambiental?
guilherme disse…
Extrema-direita? Só por ter um empresário na chapa?

Se Marina não faz escolhas estratégicas, chamam de fraca, de incapaz, se faz, chamam de vendida.... Tem muita gente no Brasil que só quer criticar, que acha mais fácil falar que político é tudo FDP do que realmente pesquisar e participar da vida política ... Se isentam da culpa por tudo de ruim que acontece no país...
Unknown disse…
Sou Marina! Mais fico preocupado se ela, ou outro, conseguirá enfrentar o "sistema corrupto" que existe. Sem justiça e educação de verdade fica dificil! Mas não vou dessistir. Sobre o partido, não existir nenhum partido sério, partido que lute de verdade para melhorar esse páis. Cadê o PT com as sua manifestações? Não é o filiado que faz tomar a decissão do partido.
Alexandre Janeu II disse…
Esse Guilherme Leal e a senhora Marina Silva, possuem uma relação eleitoral e ambiental promíscua, que delapidam as reservar naturais da Amazonas e o direitos naturais dos índios na questão do murmuru com um falso discurso ecológico....enquanto Ministra do Meio Ambiente, a Marina Silva defendeu o empresário parasita em detrimento dos direitos naturais do indígenas que ela "defendeu" a vida toda quando precisou se projetar como "seringueira"...a NATURA foi a única empresa beneficiadora das reservas naturais da Amazônia justamente no período em que a Marina Silva foi Ministra do Meio Ambiente.....VAI ENGANAR QUEM COM ESSA CONVERSAR MOLE E FIADA DESSES DOIS EMBRULHOES E PARASITAS DO MEIO AMBIENTE.....SÃO VERDADEIROS ENGANADORES E LADRÕES DAS NOSSAS RESERVAS...MARINA E GUILHERME SÃO TOTALMENTE DESQUALIFICADOS E DESPREPARADOS PARA O CARGO DE PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO BRASIL.....CHEGA DE SUGARDORES E LADRÕES NA NOSSA REPÚBLICA BRASILEIRA...
Osame Kinouchi disse…
Alexandre,

Guilherme Leal não é qualificado? Vc já ouviu ele falar? Vc o considera menos qualificado que Indio da Costa e Michel Temer? Acho muito engraçado se você falar que sim...
Unknown disse…
O Guilherme pode até ter qualificação, afinal com aquela fortuna, porém você foi deveras preconceituoso ao utilizar comparativamente pobreza, raça e poder financeiro, para distinguir eleitores ou pessoas que escolhem seus votos. Quem fala assim é Rita Lee e Caetano. Se esse Guilherme tivesse um pouquinho de vontade política, seus 798,7 consultoras de venda e sete milhões de clentes, acredito que o Movimento Marina Silva teria que ter bem mais seguidores, ou falta-lhe a vontade ou não tá com essa bola toda. Voto nela, porém acredito que deve urgentemente mudar seu direcionamento, esse papel de coitadinha, não lhe cai bem. Precisa de agressividade, corte de cabelo, roupas alegres e otimismo e isso que o povão que vota quer. Contratar um marqueteiro tipo Duda mendonça também ajuda. Só assim ela saírá dos 10%. Abraços (www.carvaovermelho.blogspot.com)
Anônimo disse…
esse cara q falou mal da Marina e do Guilerme é um pessimista. Pelo menos vamos ver alguém fazer algo pelo nosso planeta, coisa q nenhum político tem feito aqui no Brasil, país detentor da maior floresta tropical e de maior importancia na respiração do mesmo. VOTO MARINA SIM! TENHO FÉ Q DEUS IRÁ USÁ-LA!
Doracy Aguiar disse…
Quando Marina esteve no meu estado, num evento acadêmico, eu pensei ao ouvi-la falar: Essa mulher é o que Brasil precisa para suceder o trabalho que Lula vem fazendo. Mas, lamentavelmente, quando soube que o Dono da Maior empresa brasileira, que explora mãe de obra barata, explora os recursos naturais da amazonia sob o manto da sustentabilidade e responsabilidade ambiental eu mudei de idéia. Onde está a Marina que luta pela defesa das florestas, dos direitos das comunidades amazônicas, dos indígenas, ribeirinhos? Dos trabalhadores? A Marinah que se mostrou contrária ao trabalho informal no debate da Globo? É quase um milhão de revendedoras da Natura privadas dos direitos relativos ao trabalho como férias, décimo terceiro, previdência social? Realmente não dá. Porque Marina se calou diante disso? É uma questão para pensarmos....

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes