Guilherme Leal da Natura, o vice de Marina Silva: o jogo vai começar!
Uma jogada de mestre da candidatura Marina Silva, pois:
1. Ganha simpatia de eleitores indecisos das classes A e B. A questão não é se você vota em empresários, mas em que tipo de empresários você vota: naqueles que estão afinados com o futuro do país e da Terra, ou nos "empresários" da velha oligarquia parasitária.
2. Ganha novas e importantes fontes de recursos de campanha.
3. Derruba uma série de preconceitos em relação à Marina.
4. Abre o acesso para uma rede de 800.000 revendedoras Natura, a maior parte mulheres. E se elas fizeram campanha boca a boca para Marina?
O que significa a entrada de Guilherme Leal, sócio da Natura e um dos homens mais ricos do País, no jogo eleitoral
A história conta que brasileiros bilionários exercem um papel fundamental nos bastidores da política - financiam partidos, apoiam candidatos e dão suporte às corridas eleitorais. É cena rara vê-los em palanques. Na quartafeira 30, no entanto, o presidente da Natura, Guilherme Leal, quebrou essa tradição. Fundador da maior empresa de cosméticos do País e dono de uma fortuna estimada em R$ 2,2 bilhões, ele se filiou ao PV e deve se lançar como vice da ex-ministra Marina Silva à Presidência em 2010.
Se isso acontecer, será o empresário mais rico do País a entrar na política. Guilherme Leal, um paulista de 59 anos, formado em administração de empresas e dono de 25% da Natura, é o homem número 601 no ranking dos mais afortunados do planeta. Embora tenha um padrão financeiro bem diferente do de Marina Silva - uma ex-seringueira do Acre, ligada a movimentos ecológicos e braço direito do ambientalista assassinado Chico Mendes nos anos 70 -, Leal tem ligações ideológicas com a bandeira de Marina.
O principal ponto em comum é a sustentabilidade. Além de presidir o conselho de administração da Natura, Leal é presidente do conselho deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), membro do Instituto Ethos e conselheiro do WWF (Fundo Mundial da Vida Selvagem). "Ele está perfeitamente alinhado com as nossas diretrizes", disse o presidente do PV, José Penna. Mais do que dar um viés empresarial ao PV, a filiação de Leal amplia os horizontes de Marina nas urnas.
A Natura possui 798,7 mil consultoras de vendas em todo o País, que diariamente estão em contato com mais de sete milhões de clientes - mulheres, na maioria. Mesmo indiretamente, é um exército que pode fazer a diferença. Junto com o presidente da Natura, outros empresários de peso se filiaram ao PV. Entre eles Roberto Klabin, diretor da Klabin, e Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos.
O presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, José Balestrassi, e Ana Toni, diretora da Fundação Ford, também entraram para os "verdes". A estratégia do PV para as próximas eleições remete à manobra do PT, em 2002. O partido acertou em cheio na escolha do vice para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O mineiro José Alencar, um dos maiores empresários do País, serviu como uma luva para os planos políticos do PT - ele aproximou o partido do meio empresarial, deu credibilidade à chapa e atraiu recursos. Uma tacada certeira. Depois de três tentativas frustradas, Lula chegou ao poder.
PS: Ou seja, se você não ia votar em Marina por ela ser pobre, negra, mulher ou evangélica, agora pode ter mais confiança de que Marina não é uma extremista mas sabe dialogar com as pessoas sérias e de visão da sociedade brasileira: um homem branco secular e bilionário mas que não compactua com nossa mesquinha elite brasileira... Marina não é uma autoritária como Dilma ou Serra, mas une a sociedade brasileira em vez de polarizar.
Mas se você quer continuar a votar em mensaleiros, seja do PT seja do DEM ou do PSDB, o que eu posso fazer? O voto é seu!
Comentários
Que saudade da Marina Silva! Aquela que lutou com Chico Mendes e deu um chega-pra-lá em Lula quando este não deu o merecido apoio à causa ecológica. Agora aceita um partido de aluguel, do também saudoso Gabeira. No segundo turno, se o PV não passar do primeiro, apoiará quem der mais ração.
Clodovil foi o único político macho dos últimos anos: "É só passar a mão na minha bunda que eu abano o rabo.". Todos os outros concordam, mas ninguém admite publicamente.
Ê, povinho bunda!
Grilo D
Votarei na Marina, única candidata que pensa no futuro do Brasil.
Marina busca quebrar o radicalismo entre os seguidores CEGOS de PT e PSDB, radicalismo tamanho que vem de todos os lados acusando-a de todo o tipo de absurdo.
Deturpam tudo o que ela diz,além de tentarem estereotipá-la negativamente, basta procurar... independente do que digam, sei que ela é inteligente,culta, preparada e acima de tudo honesta, tudo o que espero nestes tempos tão nebulosos. Calúnias virão dos "grandes", isso eu sei, mas com certeza Marina irá abalar positivamente estas eleições e só haverá de acrescentar com debates por um desenvolvimento de século 21 para o Brasil, uma visão de futuro.
E com relação ao Guilherme Leal, tem também um excelente currículo - não deve ter alterado nada em seu benefício como fez Dilma - realmente alguém isento e de fato com ideais. WWF, Ethos são instituições respeitadíssimas, não se trata de fachada.
Gabeira quase conseguiu o Rio, quem sabe?
Parabéns pelo blog.
Otima escolha!
E a melhor de todas:
MARINA SILVA - FUTURA PRESIDENTE DO BRASIL (JÁ, 2011)
Até onde a crença religiosa de Marina pode ser um obstáculo em um futuro governo seu?
Com este vice, não temos o risco de, em nome de um chapa verde, termos um governo neoliberal, de extrema direita, mas com uma concessão no campo ambiental?
Se Marina não faz escolhas estratégicas, chamam de fraca, de incapaz, se faz, chamam de vendida.... Tem muita gente no Brasil que só quer criticar, que acha mais fácil falar que político é tudo FDP do que realmente pesquisar e participar da vida política ... Se isentam da culpa por tudo de ruim que acontece no país...
Guilherme Leal não é qualificado? Vc já ouviu ele falar? Vc o considera menos qualificado que Indio da Costa e Michel Temer? Acho muito engraçado se você falar que sim...