Taxas de rejeição ou erro metodológico?





Um dos dados que não foi comentado pela mídia após a divulgação da última pesquisa Datafolha é que Marina Silva obteve a menor taxa de rejeição entre os (pré-)candidatos. Isso contrasta fortemente com as pesquisas anteriores. O que será que está acontecendo?

Na pesquisa CNT/Sensus de 23/novembro temos:

LIMITE DE VOTO
A Pesquisa CNT Sensus mediu, ainda, o limite de voto dos potenciais candidatos à Presidência da República:
Para 7,7% dos entrevistados, Aécio Neves é o único candidato em quem votariam; para 29,6%, um candidato em quem poderiam votar; 22,8% disseram que não votariam de jeito nenhum e 29,6% não conhecem/não sabem quem é.
Para 10,6%, Ciro Gomes é o único candidato em quem votariam; para 45,9%, um candidato em quem poderiam votar; 25,3% disseram que não votariam de jeito nenhum e 9,1% não conhecem/não sabem quem é.
Para 13,5%, Dilma Rousseff é a única candidata em quem votariam; já para 29,7%, Dilma é uma candidata em quem poderiam votar; 34,4% disseram que não votariam de jeito nenhum e 13,0% não conhecem/não sabem quem é.
Para 16,5% dos entrevistados, José Serra é o único candidato em quem votariam; para 40,4%, um candidato em quem poderiam votar; 27,7% não votariam de jeito nenhum e 6,2% não conhecem/não sabem quem é.
Para 5,7%, Marina Silva é a única candidata em quem votariam; para 17,8%, uma candidata em quem poderiam votar; 38,4% não votariam de jeito nenhum e 27,7% não conhecem/não sabem quem é.


Segundo o Datafolha, Dilma é rejeitada por 21% dos eleitores. José Serra (PSDB) tem uma taxa de 19%. Ciro Gomes (PSB) fica com 18%. E Marina Silva (PV) 17%, percentual idêntico ao do tucano Aécio Neves, que anunciou nesta semana estar fora da disputa.

Eu sei que as metodologias são diferentes, e as pesquisas diferem por um mês, mas ainda assim parece muito! 38,4% de rejeição no CNT/Sensus e 17% na Datafolha?

E o pior é que, mesmo se houvesse um erro quantitativo, pelo menos a classificação ordinal deveria se manter (mas isso não ocorre):

CNT/Sensus: Marina > Dilma > Serra > Ciro

Datafolha: Dilma > Serra > Ciro > Marina

Como se explica isso? Bom, parece que simplesmente não é possível comparar os números das diferentes agências de pesquisa. Ou seja, algum erro metodológico está ocorrendo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes