A gripe suína e o porco do mar
Para quem não sabe, o porco do mar é o camarão (por analogias óbvias). Mas talvez os camarões sejam mais limpinhos, dado que o porco costuma comer as fezes das galinhas, que foram infectadas pelos patos transmissores dos vírus de gripe. Daí para o crossover genético dos vírus de gripe é um passo (ver este interessante post do Áquila do Rainha Vermelha).
Como eu propus em um post anterior que as pessoas considerassem seriamente, em uma análise custo-benefício, se vale a pena continuar com a suinocultura, é claro que eu deveria oferecer uma alternativa. Pois bem, que tal se os suinocultores se tornassem criadores de camarão? Em ambos os casos a área necessária é pequena.
Eu adoro camarão, mas é muito caro aqui na minha região. Eu tenho certeza que se a produção e o consumo fossem maiores, o preço iria cair. Afinal, você não precisa vacinar camarão, precisa?
E meus amigos vegetarianos como a Mônica Campiteli e a Luciana do blog SerPsico talvez ficassem mais felizes. Luciana, não adianta dizer que um camarão vale tanto quanto um porco, não é verdade! Assista o filme documentário "Earth" que está nos cinemas, em comemoração ao dia da Terra: as baleias adoram camarão, e você não vai querer matar as baleias apenas para salvar uns camarõezinhos, vai?
Abaixo a suinocultura! Viva o cultivo dos camarões, o espetinho de camarão aqui de Ribeirão, os pratos nordestinos com camarão que eu como em Recife quando vou trabalhar com o Mauro e todas as receitas com camarão da internet!
Comentários
MIGUEL
Acho que no seu caso, a questão é se você é alérgico a camarão.
Quanto à populaçao em geral, a taxa não deve ser tão alta assim: afinal temos a Vivenda do Camarão em Shoppings, fast food para as massas, concorda?
E quanto à alergia, talvez parte dela seja devido à uma baixa exposição do sistema imunológico no inicio da vida. Afinal, eu imagino que existam populações ribeirinhas e de manguezais inteiras no brasil que vivem na base de mariscos e camarões... Nessas populações os genes da alergia ao camarão foram eliminados?
Como têm aparecido alguns vegetarianos aqui como a Luciana, acho que preciso esclarecer que não sou vegetariano, mas acho que atualmente 70% do meu consumo de carne é de peixes e crustáceos. E lembremos finalmente que o consumo de carne no Japão era baixissimo a algumas décadas (2 Kg por ano per capita?) e que a profissão de açougueiro era (ainda é) muito discriminada. Talvez o Japão tivesse razão... Eles não tem problema crônico de obesidade na população, tem?
MIGUEL