Deu na Ciência Hoje: blogosfera científica brasileira decolando!


Unidos, venceremos! 
Reportagem destaca expansão sem precedentes dos blogs sobre ciência do Brasil


A criação do ScienceBlogs Brasil é sintomática do bom momento de nossa blogosfera científica, mas não é a única iniciativa do gênero no país. No mesmo espírito, existe desde agosto de 2006 a Roda de Ciência, blog coletivo cujas postagens dão destaque a textos originais dos blogs individuais dos 23 participantes. “A proposta era aproximar os blogs de ciência e juntar mentes para gerar novas ideias”, define a bióloga Maria Guimarães, criadora da Roda. As postagens são pautadas por um tema periódico, escolhido por votação e divulgado pelo moderador. 

Na mesma linha, o 
Anel de Blogs Científicos é outro exemplo de condomínio de blogs de ciência em língua portuguesa. Vinculada ao Departamento de Física e Matemática da USP (campus de Ribeirão Preto), a iniciativa envolve 130 participantes de Brasil e Portugal. 

Outro exemplo do dinamismo que agita a blogosfera científica brasileira foi a realização, no início de dezembro de 2008, do I Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa (aqui estão os ppt das palestras). Apesar da dimensão modesta – o evento reuniu cerca de 15 blogueiros –, a iniciativa ajudou a firmar os laços que unem esses divulgadores e permitiu discutir estratégias para melhorar a visibilidade dos blogs de ciência. 

Essas iniciativas mostram que temos hoje um quadro bastante diferente daquele que havia em 2005, quando a 
CH On-line publicou sua primeira reportagem sobre a blogosfera científica brasileira, marcada por iniciativas isoladas. A criação de condomínios como o ScienceBlogs Brasil e a Roda de Ciência mostra que os blogs estão em franca expansão desde então. 


Bom, até que enfim parece que estamos decolando. Mas parece que o ABC precisa ser melhor divulgado (lembrar ao Zedy). Afinal, a proposta do ABC é ser um portal dos blogs de língua portuguesa (precisamos urgente encontrar blogs lusófonos da África e Ásia!). Ou seja, não é um ScienceBlogs Brazil (uma piscadela para o Hotta, Átila e demais blogueiros amigos), é um portal de blogs científicos em português...

Dias atrás fiquei muito feliz com um acontecimento. Mariana (15) minha filha disse que lia o blog de uma amiga da escola. Ela me mostrou o blog migucho, com uma boa estética Wordpress. Qual foi minha surpresa em ver que, entre apenas os seis links no blogroll, estava o Brontossauros em Meu Jardim, do Carlos Hotta. Parabéns aí, Carlos! Acho que esse link vale mais que dúzias de links vindos de adultos... É um sinal de que a humanidade ainda não está perdida.

Daí eu sugeri que Mariana enviasse para sua amiga o link do Xis-Xis (afinal, ciência é coisa de mulherzinha, como diz a Isis). E também o link do ABC, mas não sei se a amiga incorporou isso. Hoje vou conferir e coloco o link do blog por aqui...



Comentários

Unknown disse…
Caríssimo Osame,

Tenho surfado em boas ondas com o Física na Veia! O mar da blogosfera, em especial aqui no Brasil, tá pra ciência sim!
Tenho recebido muitos contatos e visitas de gente ligada à outras áreas, o que mostra que por algum motivo estamos todos tendo mais visibilidade.

Abração. E ciência na veia!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes