Voltando do Simpósio do IINN-ELS


Olá, blogando aqui em Recife, do Laboratório de Física Teórica e Computacional do DF-UFPe. Cheguei hoje de manhã vindo do Simpósio do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond and Lily Safra.

No final do Simpósio, Mauro me perguntou se havia valido a pena:

1. Bem, as palestras foram boas e mesmo ótimas. Eu até me senti um neurocientista, pois dava para entender a maioria delas...
2. Novos contatos, novas possíveis colaborações. Junto com um estudante de doutorado do Sidarta Ribeiro, o Wil, eu e o Mauro tentaremos fazer (ou pelo menos ajudar a fazer) modelos de migração de memórias do hipocampo para o cortex.
3. Também encontrei um psicólogo que trabalha com EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing. Se tudo der certo, talvez aquele paper não-publicado sobre Endocanabinoides, teoria de sonhos de Crick-Mitchison e extinção de memórias emocionais na amigdala venha a ser aproveitado.
4. Também conheci mais um pesquisador em neurociência computacional, o Leonel da UFSC, a ser convidado para um seminario em Ribeirão Preto.
5. Foi interessante ver pessoalmente o Henrique Meireles falar.
6. O tempo livre no Simpósio permitiu que Mauro, Leonardo e eu começassemos a escrever os artigos com os resultados da tese do Leo.
7. Descobri que neurocientistas também não dançam, mesmo todas aquelas meninas bonitas, de modo que meu complexo de físico ficou um pouco atenuado...
8. Nicolelis me disse que sim, tentará com firmeza manter seu blog no G1 ativo. Acho que isso é importante para o fortalecimento da blogosfera científica brasileira. Não que eu torça para o Palmeiras...

Bom, como sempre, as diárias que recebi não vão cobrir as despesas de hotel, taxi e alimentação. Vou ter que tirar dinheiro de casa, a Nice vai ficar brava comigo...

Depois coloco aqui uma lista das palestras, com comentários, para quem não pôde ir. E fotos, claro, se o Sameshima me mandar algumas...

Sim, valeu! Valeu, Miguel, Sidarta, Cláudio e equipe! Abraços a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes