Novo blog de (uma) matemática?


Faz tempo que não comento sobre novos blogs de ciência aqui. Bom, como o ABC está desligado para reparos (ele parece o LHC! - alguém sabe como bloquear malwares no Joomla?), vou anotando aqui blogs que encontrei recentemente - no caso através de um comentário de sua autora Sandy, foto ao lado. O nome do blog não é muito curto, tenho medo de pensar no nome que ela irá colocar em sua tese de pós-graduação...

A VIDA É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS QUE NÃO OBEDECE A GEOMETRIA EUCLIDIANA.


OU SEJA, A CAIXINHA É BEM MAIOR POR DENTRO DO QUE POR FORA, E CONTÉM BEM MAIS SUPRESAS DO QUE APARENTA. O DETALHE É QUE ELAS NEM SEMPRE SÃO BOAS... =P MAS, A SITUAÇÃO SEMPRE PODE PIORAR, POR ISSO NEM TUDO ESTÁ PERDIDO NEM NUNCA ESTARÁ... EM OUTRAS PALAVRAS, NÃO FAÇO A MÍNIMA IDÉA DE QUAL SERIA A DESCRIÇÃO ADEQUADA PARA O BLOG... =P

É um blog novo, seu primeiro post é de julho de 2009. Se tivesse participado do II EWCLiPO, levaria o prêmio do Blog-bebê!

Exemplo de post:


(...)

-Pessoa humana;
essa é a minha favorita. A definição mais geral da palavra "pessoa" é "ser pensante". É total "umbiguicentrismo" dizer que para ser pessoa é preciso ser humano. Para ser humano é preciso ser pessoa (not exactly,but...) mas a recíproca não necessariamente é verdadeira.


Outras pérolas das expressões populares são frases como:

"não foi nada."- se não foi nada então foi algo??

"não há ninguem aqui."- se não há ninguém então há alguém? (considerando que "ninguém" seja o oposto de "alguém").
e por aí vai:

"não há ninguém melhor do que eu";
"eu não quis dizer nada";
"eu não sei de nada";

O problema é que essas frases são negações de negações, mas negações de negações são "afirmações". Em lógica o símbolo ¬representa uma negação. Utilizar essa operação duas vezes seguidas faz com que a negação seja negada, se a negação é negada então não há mais negação.
A palavra "nada" é a negação de "algo", "niguém" é a negação de "alguém". Se colocamos a palavra "não" em frases que usam essas palavras estamos negando a negação. Então:

-não ninguém melhor do que eu ->há alguém melhor do que eu.
-eu não quis dizer nada -> eu quis dizer algo.
-eu não sei de nada -> eu sei de algo.

Mas o que não faz a força do hábito né ¬¬....eu não costumo não usar essas expressões...

ps: não vou nem comentar sobre a nossa gramática.... =/

Comentários

Sandi disse…
obrigada pela citação.. =)
(fazendo física)

ps: realmente não esperava encontrar minha foto e uma postagem minha aqui...melhor ser mais cuidadosa em relação aos meus comentários e posts hehe =)
Sandra Goraieb disse…
Hahaha, é por este motivo que Gramática não é Matemática. Se fosse Matemática começaria com M e não com G, e para incluir números (afinal matemáticos os adoram) teria 10 letras e não 9. Sabe, é por isto que não sou astrofísica: culpa da Matemática (e não da Gramática)! Enquanto a coisa está no bla-bla-blá, vai que é uma beleza, uma "viagem na maionese", mas quando entram os números, fórmulas e afins...ai!
Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes