A Maior Descoberta Científica de Todos os Tempos

Faltam poucos minutos (estava tomando cervejas com o Alexandre Martinez), e cheguei agora!

Realmente o tema é desafiante, senão vejamos:
  • A MAIOR - Em que sentido? A que pode ser caracterizada como maior revolução científica Kuhniana? A que teve maior impacto tecnológico, mudando a vida das pessoas? A que teve maior impacto cultural? A que afetou o maior número de ciências particulares?
  • DESCOBERTA - Apenas descoberta ou pode ser invenção? E os filósofos que dizem que inventamos teorias, não as descobrimos? Isso significa que apenas devemos considerar "fatos duros", que podem ser descobertos (como a América?).
  • CIENTÍFICA - Dizem de ciência basicamente é o que os cientistas fazem: todo critério delimitador do que é ciência e científico caiu por terra no século XX.
  • DE TODOS OS TEMPOS - Desde o Paleolítico? Desde Pitágoras? Desde o Renascimento? De todos os tempos, lugares e culturas? A descoberta do fogo ou da agricultura, não seriam as maiores descobertas tecnocientíficas de todos os tempos?
Bom, por sugestão do Alex, proponho a descoberta do quantum no começo do século XX, mais especificamente a natureza aleatória do evento quântico individual. Esse probabilismo intrínseco, derruba na base a filosofia do determinismo, tendo portanto implicações filosóficas profundas. 

A mecânica quântica teve implicações filosóficas e tecnológicas extensas no século XX e mesmo hoje não é de todo entendida. E o grande desafio para este século é a compatibilização da física quântica com a teoria da Relatividade Geral.

Assim, meu voto é para a descoberta dos fenômenos quânticos, que geraram desde implicações filosóficas a favor do indeterminismo até conhecimento de base ligado aos lasers, supercondutores, superfluidos, física de estado sólido, semicondutores etc. Afinal, sem semicondutores -  não transistores - não computadores - não internet - não www - não blogosfera - não carnavais de postagens científicas!

Uma sugestão urgente para nossos blogueiros científicos, cientistas e estudantes universitários: a Wikipédia se tornou a fonte básica de informação de nossos estudantes. Todo mundo reclama da qualidade dela (vide a página da Mecânica Quântica, que é bem pobre). Mas que tal, em vez de reclamar, dedicarmos algum tempo na edição e melhoramento das páginas de ciência da Wiki? Nem que seja traduzindo as páginas da Wiki inglesa. 

Acho que quem fizer isto estará contribuindo muito para a educação  científica brasileira, quem sabe até mais que ao fazermos nossas postagens... (sim, eu sei que isso foi uma provocação, e eu sei que é mais prazeiroso blogar do que editar a Wikipédia porque o trabalho fica assinado com nosso nome...)

Comentários

João Carlos disse…
E eu achando que você ia dizer que foi o nascimento da Natalie Portman... :P
Anônimo disse…
E a mecânica quântica gera uma expectativa grande na população em geral.
Osame Kinouchi disse…
Sem mecânica quântica, não haveria Química. E assim, não teríamos toda aquela "química" de Natálie Portman, não é mesmo?
Carlos Hotta disse…
O pior é ver o povo New Age usando a mecânica quântica para jsutificar suas visões sobre o Universo... what the B*!p they know...

A propósito, saiu o resultado do sorteio do livro
http://www.ediouro.com.br/as100maioresdescobertas/

Veja em:
http://lablogatorios.com.br/raiox/2008/10/18/e-os-ganhadores-dos-livros-foram/

Valeu pela participação!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes