O Princípio do Fim




Filmes de Ficção Científica como mediadores de conceitos relativos ao meio-ambiente

Science fiction movies and environmental education: is it possible?


Carlos Alberto Machado, Doutorando em Educação pela Pontíficia Católica do Rio de Janeiro


Resumo

Muito se fala sobre o meio ambiente nos meios de comunicação e nas escolas, mas pouco se sabe sobre toda sua gama e envergadura. Confundem-se princípios ecológicos com o ensino generalizado do meio ambiente que cobre uma gama muito maior de conceitos e uma complexidade de relações urgentes e esquece-se que o estudo do meio ambiente deve tratar do todo envolvido pelo homem, do todo ao redor. (MATURANA, 1998). Visões utópicas e distópicas a respeito desse tema estão presentes em alguns filmes de ficção científica feitos para cinema e televisão. Este texto analisa relações entre esses filmes e conceitos científicos relativos ao meio ambiente e aponta possibilidades de uso dos mesmos no ensino de ciência.

The environment is one of the most important scientific subjects in the XXI century. Schools and the media talk about it all the time but they do not have enough knowledge. They forget that environmental studies must embrace the human beings and the whole world around them. Utopian and non-utopian conceptions about this subject are often presented in science fictions movies made for the cinema or for the television. This text discusses the relation between science fiction movies and scientific environmental concepts. In addition, it suggests a way to use the science in these kinds of films at school to develop science teaching.

Um bom livro de FC a ser analizado é o Princípio do Fim,  de Philip Wylie, escrito na década de 70. É muito interessante verificar como esse livro de ecologia radical errou feio. Muito futurismo (projeção linear de tendências) e pouca Ficção Científica...



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