Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, outubro 27, 2008

Cuidado com o Café!


Para os estudantes pensarem:

1. Porque as mulheres da amostra não podem estar tomando anticoncepcionais?

2. Apenas cerca de 150 mulheres tinham a mutação. Se X% delas tomam mais de duas xícaras de café, qual é o verdadeiro tamanho da amostra que está sendo pesquisada?

Do Yahoo Notícias:

Segundo o site da 'BBC Brasil', o consumo de café em excesso pode provocar uma diminuição no tamanho dos seios de algumas mulheres, afirma um estudo na Suécia. Tal diminuição ocorre por conta de uma variação genética que atinge, aproximadamente, metade das mulheres entre as que tomam três ou mais xícaras de café por dia e não usam pílulas anticoncepcionais.

A pesquisa foi publicada na revista científica 'British Journal of Cancer', onde pode-se ler que a mutação genética seria a responsável pela relação entre o consumo de café e o tamanho dos seios por afetar os hormônios femininos.

Uma das explicações oferecidas pelos cientistas é de que o café contém estrogênios que afetariam diretamente o funcionamento dos hormônios das mulheres, causando um impacto no tamanho dos seios.

Para a coordenadora do estudo, Helena Jernstrom, da Universidade de Lund, na Suécia, "beber café pode ter um impacto grande no tamanho dos seios". No entanto, os pesquisadores alertam que as mulheres que bebem café não precisam se preocupar porque a diminuição não é repentina e não fará com que os seios percam todo o volume.

Como foi feita a pesquisa

Os pesquisadores analisaram 300 mulheres que não tomavam pílulas anticoncepcionais e não tinham histórico de câncer. Entre elas, 50% possuíam a variante genética. Durante dez anos, estas mulheres responderam questionários periódicos sobre consumo de café, uso de contraceptivos e hábitos como o fumo, por exemplo.

Além disso, os pesquisadores mediram os níveis hormonais e o tamanho dos seios das mulheres. Os seios foram medidos como se fossem pirâmides – multiplicando o tamanho da base e das laterais para indicar o volume.

Ao final da pesquisa, os cientistas puderam notar que as mulheres que tinham a variação genética e tomavam uma quantidade moderada ou alta de café (pelo menos três xícaras por dia) apresentaram uma diminuição no tamanho dos seus seios.

PS: Pelo jeito, Laura Croft não toma café!

2 comentários:

Luiz Bento disse...

Nossa. Alguém consegue explicar melhor realmente como isso acontece? Que doido :D

Sandra Goraieb disse...

Mas não é só o café, de recente tinha um artigo sobre as propriedades da hortelã...
A questão ali no texto não é poder tomar, mas simplesmente tomar a pilula. Tem gente que não toma só porque não quer.
A pergunta mais pertinente é: existiriam outras fontes de contaminação estrogênica que poderiam interferir nos resultados independente da própria pílula? A dieta é uma rica fonte de fito e xenoestrógenos, o estilo de vida também pode interferir neste resultado. Portanto as variáveis são múltiplas.
De qualquer forma "apenas 150" é metade da amostra observada. Se isto determinasse uma patologia ao invés de uma simples característica me pareceria, ao olhômetro, uma verdadeira epidemia.