Uma solução criativa para as bactérias nas esponjas de cozinha
Vendo esta notícia, fica patente a diferença entre pesquisas de alto custo dirigidas (ok, incentivadas) por agências estatais de fomento e as simples brincadeiras experimentais dos cientistas tipo "faça você mesmo na sua cozinha". Afinal de contas, quanto a este grave problema das bactérias nas nossas cozinhas, por que ninguém pensou nesta solução antes? Será que alguém consegue calcular o impacto na saúde da população, diminuição de custos hospitalares, proteção às crianças (que são mais vulneráveis a tais bactérias) etc? Que tal alguém aqui no Brasil pegar um aluno de iniciacão científica para estender o estudo para o caso de esterilização de mamadeiras? Eu não posso fazer isso porque não sou biólogo, e também não entendo nada de microondas, mas contribuí dando a idéia, isso já é alguma coisa, não é mesmo?
Da BBC:
Cientistas americanos descobriram uma nova arma contra os germes que causam o apodrecimento da comida: o forno de microondas. Colocar esponjas de lavar pratos e panelas por dois minutos dentro do forno de microondas pode matar 99% dos microorganismos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Health. O calor, e não a radiação, é responsável pela esterilização de esponjas, disseram pesquisadores dos Estados Unidos.
Esponjas e panos de prato são freqüentes fontes de microorganismos causadores de intoxicação alimentar porque vírus e bactérias provenientes de ovos, carne e vegetais crus se propagam em condições de umidade. Estima-se que uma esponja de cozinha possa conter 10 mil bactérias, inclusive E. coli e salmonella, em pouco mais de dois centímetros quadrados.
Gabriel Bitton, um perito em engenharia ambiental da Universidade da Flórida, e seus colegas contaminaram esponjas em água suja que continha bactéria fecal, vírus, parasitas e esporos de bactérias. Em seguida, eles colocaram o material contaminado em um forno de microondas durante períodos de tempo diferentes. Depois de dois minutos com potência total, 99% das bactérias haviam sido mortas. A bactéria E. coli foi morta depois de apenas 30 segundos.
Esporos de Bacillus cereus - que são associados amplamente com vegetais e alimentos com contato com o solo e são normalmente muito resistentes a radiação, calor e substâncias químicas tóxicas - foram completamente erradicados depois de quatro minutos dentro do microondas.
Calor
Britton disse que o calor se mostrou mais fatal do que a radiação porque microondas trabalham agitando moléculas de água.
Ele recomendou que se coloque esponjas úmidas - e não secas - dentro do microondas para minimizar o risco de incêndio e que não se coloque no forno esponjas de metal do tipo bombril.
Dois minutos todos os dias serão suficientes para pessoas que cozinham regularmente, disse ele.
"Basicamente, o que constatamos é que nós podemos matar a maioria das bactérias em dois minutos."
"As pessoas costumam lavar esponjas no aparelho de lavar louça, mas se o que elas querem é descontaminá-las e não apenas limpá-las, deveriam usar o forno de microondas", afirmou.
A equipe também examinou se os microondas poderiam ser usados para esterilizar seringas contaminadas.
Constatou-se que este é um método eficaz, mas que o tempo de esterilização é muito maior: até 12 minutos para os esporos de Bacillus cereus.
Update: Na verdade, neste site em português, já se recomenda faz tempo o uso do microondas para esterilização de esponjas, tábuas de corte, panos de prato etc. Então , talvez a novidade noticiada pela BBC seja apenas a de que sua eficácia foi experimentalmente testada. Ah, mas agora entendi porque esse tipo de pesquisa não é patrocinada... Como todo mundo pode ter acesso a um microondas (R$ 324 nas Casas Bahia), este tipo de conhecimento não gera patentes...
Update 2: A Maria Guimarães, do Ciência e Idéias, também gostou da história. Veja aqui.
Comentários
e kynismós, quero ver um teste controlado que prove que água fervente mata tantas bactérias quanto o microondas! (mas vou continuar usando o microondas que é mais fácil do que ferver água e jogar em cima da esponja num receptáculo bem limpo)
Ou seja, eu sei que agua fervente está mais ao alcance do povao. Mas agua fria está ainda mais na mão, e nem por isso eu vou dizer, sem dados concretos, que ela é tão eficiente quanto água fervente, apenas para dar uma de moço bonzinho lutando contra as multinacionais do gás e do petróleo (os das praticas anti-ecologicas de carvoaria)...
Olhando só para o gasto de energia o microondas parece ser bem mais econômico além do que deve "estourar" as bactérias, e custa menos que uma TV.
Acho que deve ter razão quando diz que estas pesquisas ficam sem patriocínio qd não rendem economicamente. Já podiamos todos ter o hábito de "fritar" a esponja no micro-ondas e achar isso normalíssimo. Assim não... ao menos deviam alertar o pessoal para a necessidade de renovar de esponja toda a semana. Isso acalenta despejas e fomenta o consumo, pelo que deviam fazer propaganda.