Até que enfim!

Com um atraso difícil de explicar (basta comparar com o portal G1), o portal da Folha Online finalmente inaugura um blog de ciência. Parabéns Marcelo, o novo link já está colocado no Blogroll ao lado.





O colunista Marcelo Leite, 50, inaugura nesta segunda-feira (7) o blog "Ciência em Dia" na Folha Online. "Meus temas mais freqüentes, duas antigas paixões, são as biotecnologias --sobretudo engenharia genética-- e ambiente --em especial Amazônia", diz.




O blog "Ciência em Dia" existe desde novembro de 2004 --já foi hospedado pelo Blogspot e pelo UOL. Leite diz que tenta abordar os temas científicos "de maneira reflexiva e problematizada".

"Um blog veio muito a calhar, porque oferece uma grande agilidade jornalística, oportunidade de relatar e opinar sobre assuntos que não consigo aproveitar na coluna semanal e, acima de tudo, mais liberdade na hora de escrever."

Graduado em jornalismo pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP), Leite foi também ombudsman da Folha (1994-96), representando os interesses dos leitores junto à Direção de Redação. Escreve aos domingos a coluna "Ciência em Dia", no caderno Mais!. Já foi editor de Ciência, Opinião e Mundo, além de correspondente em Berlim.

Sua tese de doutorado em ciências sociais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi publicada em março de 2007 pela Editora da Unesp, com o título de "Promessas do Genoma".

Lançou pela editora Publifolha os livros "Os alimentos transgênicos" (2000), "A Floresta Amazônica" (2001) e "O DNA" (2003), todos pela série "Folha Explica".

Para a Imprensa Oficial e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, escreveu "Nos Caminhos da Biodiversidade Paulista", sobre a história da ocupação dos biomas da região.

A Editora Ática publicou seus livros paradidáticos Brasil --"Paisagens Naturais" (2007), "Pantanal - O Mosaico das Águas" (2006), "Amazônia - Terra com Futuro" (2005) e "Meio Ambiente e Sociedade" (2005). Pela mesma editora lançou as obras de ficção juvenil "Clones Demais" e "O Resgate das Cobaias", dentro da coleção "Ciência em Dia", e tem no prelo "Fogo no Canavial". Pela Escala Educacional, publicou o volume de ficção juvenil "O Clube da Capivara".

Comentários

adam scott disse…

Hey – just this morning I was looking for an easy platform to set a blog up for a new client of mine and this post came right into my inbox. What a perfect post. Thank you for this detailed and timely article!epson firmware update

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes