Crianças e Trolls


Angélica Mandrá até agora listou 120 blogs a serem convidados para o Anel de Blogs Científicos e estima que seu número passará de 200. Uma de suas conclusões é a de que nenhum deles se dedica à divulgação científica para crianças. Isso me motivou a dar uma olhada na Revista Ciência Hoje das Crianças. Sendo físico, cliquei curioso na relação de artigos de Física e Química (humpf! a Biologia têm quatro seções de artigos, mas a Física apenas 1/2).

Estes são os artigos encontrados:
*A química da digestão
*A transformação dos alimentos
Aprenda física se divertindo!
*Ciência para fazer bolo
Energia elétrica: economizar no que for preciso
Experiência: o ar existe?
Experiências eletrizantes!
Magnetismo e eletricidade
O balão que não estoura
*Ovos coloridos!
Para fugir dos raios
Pedra que te quero ouro
Plásticos do futuro
Tem ciência no picadeiro!

Interessante que aí se encontra quatro artigos ou experiências sobre alimentos. Mais uma evidência de que a cozinha é um grande laboratório de física e química, um laboratório acessível a qualquer um.

Nossa recente experiência (Roque, Rosa, Adriano, Pedro e eu) com a mídia sobre o artigo da culinária (que por acaso está na mão dos referees do New Journal of Physics) trouxe algumas reflexões: uma delas é a de que um artigo científico causa polêmica quando trata de algum assunto no qual as pessoas têm confiança que conhecem: no caso, a culinária. Se você acha que os cientistas são por vezes arrogantes, então leia os comentários dos leitores da New Scientist... Mas talvez tenha sido culpa minha: violei o princípio de "Don´t feed the trolls".

PS: Para ver o significado da figura, vá para o Gluon Blog.

Comentários

Lucia Malla disse…
Osame, o Carlos mantém um blog de divulgação para crianças, o Guto e Dadá. Dê uma passada lá. Mas acho q é o único que conheço.
João Carlos disse…
A Ana Cláudia Lessinger também ensaiou o "Via Gene Kids".

E o site da Universidade Federal do Ceará, Seara da Ciência, também tem várias seções ao alcance da garotada.

Os artigos do Adilson de Oliveira no "Por dentro da ciência", reproduções de seus artigos na "Click Ciência", também são escritos em uma linguagem acessível a todos.

Eu suponho que grande parte dos leitores do "Chi vó, non pó" seja de estudantes de 2º grau que vão lá só para ler as traduções das notícias das novidades do mundo das ciências.

Fazer um Blog ou site dirigido ao público infanto-juvenil não é uma tarefa tão fácil assim... Forçosamente teria que ter um apelo áudio-visual muito forte, porque o principal problema é atrair a atenção da meninada.
Osame Kinouchi disse…
Lucia, obrigado pela dica. João, realmente, acho que a questão toda é o apelo visual, trabalhoso no caso das ciranças. Como fazer um blog que se pareça com o Cartoon Networks? Mas uma possibilidade seria reunir num blog jogos ou simuladores com algum interesse científico.
Carlos Hotta disse…
Tem o "Com a pulga atrás da orelha" da Bianca Encarnação.

http://oglobo.globo.com/blogs/pulga/

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes