Vaca se orienta pelo campo magnético da Terra, diz estudo


Logo alguém irá fazer um modelo de Ising para isso...
Foto: cálculos (biliares?) encontrados em vacas (bovis bezoar). Qual a relação entre cálculos e Cálculo? Veja aqui.



Fazendeiros e pessoas atentas do interior sabem que a maioria do gado, quando pasta, volta-se para a mesma direção. Muitos se perguntam o que determina esse alinhamento. Agora, um estudo publicado no periódico "Proceedings of the National Academy of Sciences" parece responder, pelo menos em parte, a essa questão. Para pesquisadores alemães e tchecos, o campo magnético da Terra é um dos principais fatores determinantes.
Morry Gash/AP
Vacas, que normalmente ficam na direção norte-sul, pastam em Wisconsin, nos EUA
De acordo com os cientistas, que analisaram fotos de satélite de milhares de bovinos ao redor do mundo e também fizeram estudos de campo, parece que o gado sabe como encontrar o norte e o sul.
A maior parte dos animais observados que pastava ou descansava tendia a alinhar os seus corpos em uma direção norte-sul, afirmou o estudo, conduzido por Hynek Burda e Sabine Begall, da Faculdade de Biologia na Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha.
A constatação se mantém verdadeira independentemente do continente em que o rebanho se localize, segundo eles. "O campo magnético da Terra tem de ser considerado como um fator", declararam.
O tema desafia os cientistas a descobrir por que e como estes animais alinham o corpo ao campo magnético, disse Begall.
"Naturalmente, a questão levanta se os seres humanos também apresentam um comportamento espontâneo", afirmou. O estudo levou Tina Hinchley, que cuida com o marido de uma fazenda leiteira no Estado de Wisconsin, EUA, a ter um novo olhar para uma foto aérea tomada de sua fazenda há alguns anos atrás. "As vacas estavam espalhadas por todos os lados do pasto e cerca de dois terços estavam na direção norte-sul", disse Hinchley.
Essa proporção é próxima da verificada pelos investigadores ao olhar para 8.510 bovinos em 308 pastagens. No estudo, entre 60% e 70% dos bovinos ficaram virados para a direção norte-sul, o que Begall chamou de "desvio altamente significativo de distribuição aleatória".
Meteorologia
A equipe de pesquisa observou que, quando há ventania, o gado tende a enfrentar o vento, e também tende a procurar o sol em dias frios. Mas os cientistas disseram que foram capazes de descontar os efeitos meteorológicos no estudo, analisando pistas como a posição do sol baseada em sombras.
"Esta é uma descoberta surpreendente", disse Kenneth J. Lohmann, do Departamento de Biologia da Universidade da Carolina do Norte. Lohmann, que não fez parte do estudo, advertiu, porém, que a pesquisa "é inteiramente baseada em correlações".
"Para demonstrar conclusivamente que os bovinos têm um senso magnético, algum tipo de manipulação experimental será eventualmente necessária", disse.

Comentários

João Carlos disse…
Como eu disse no Grupo do Lablogs, existe um estudo que associa o senso de direção dos pombos a seu sistema olfativo (procure no Caio de Gaia).

Parece que todos os animais têm células magneto-sensíveis em seus sistemas olfativos, mas, na maioria das espécies, estão "atrofiadas". Essa pode ser uma manifestação "residual" dessa sensibilidade.
Anônimo disse…
Pergunta: As fotos foram tiradas de dia? Poderia ser uma orientação perpendicular em relação ao sol. O que também seria observado em muitos edifícios que se orientam em direção ao leste, onde nasce o sol. E nem por isso se orientam de acordo com o campo magnético da terra...

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes