I EWCLiPo - Blogueiros científicos se reunem no Brasil




O I EWCLiPo - Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa - foi realizado nos dias 11-12 de dezembro na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Os participantes o avaliaram bem e tendo a concordar com eles. Acredito que o clima informal, as discussões aprofundadas e as confraternizações no Pinguim e no Cervejarium contribuiram muito para isso.




Átila Iamarino, Carlos Hotta, Gustavo Miranda Forte, Charles Morphy Dias dos Santos, Dulcídio Braz Jr., Francisco R. Belda, Isis Nóbile Diniz, Leandro R. Tessler, Mauro Freitas Rebelo, Osame Kinouchi e Reinaldo José Lopes foram os palestrantes. Houve intensa discussão após cada palestra, com grande participação do público. Mesmo sem atraso nos horários, os participantes ficaram uma hora a mais na mesa redonda de quinta-feira, tal a vontade dos presentes em continuar discutindo (o que só terminou à meia-noite no Pinguim).




Muitas questões foram colocadas e discutidas: como avaliar o impacto dos blogs científicos, a questão da qualidade dos blogs e como devem ser avaliados, as várias modalidades de blogs científicos, estatísticas sobre os mesmos. As discussões mostraram que muito falta por fazer mas as oportunidades estão aí: por exemplo, sabe-se que a blogosfera científica em Portugal é maior e mais bem organizada que a nossa, indicando que a blogosfera brasileira ainda têm muito potencial para crescer. Pena que Desidério Murcho, do De Rerum Natura, não pode comparecer. Esperamos contar com representante(s) de Portugal no próximo encontro, e quem sabe um dia realizar um EWCLiPo lá na terrinha.




O resultado mais importante, na minha opinião, é a continuidade do Encontro. Chegou-se à conclusão que EWCLiPo, embora um nome longo, é uma marca de fácil memorização, de modo que o nome será mantido para o II EWCLiPo no Rio de Janeiro (em Búzios?) em agôsto de 2009, a ser coordenado por Mauro Rebelo da UFRJ. Concluiu-se também que "EWCLiPo" é mais fácil de pronunciar do que "Lablogatórios"... :´)




Quatro recomendações foram feitas para o próximo encontro:






  1. O Encontro deverá ser realizado em um final de semana, para facilitar a participação do pessoal fora da academia.




  2. Deverão ser convidados para palestras blogueiros fora da blogosfera científica, a fim de compartilharem sua experiência e visão global da blogosfera brasileira.




  3. Uma série de palestras tipo "How to" para blogueiros iniciantes deverá ter lugar no encontro.




  4. Last but not the least: toda ênfase para convidar mais blogueiras científicas, tanto como palestrantes como participantes. Afinal, aquela mesa de oito marmanjos no Pinguim foi meio traumática (a Isis só chegou na sexta-feira).




A lista de palestras, atualizada, encontra-se aqui.

Comentários

Anônimo disse…
Adorei conhecer vocês. Um prazer, continuaremos debatendo!
Igualmente. Foi um bocado divertido e, claro, nunca vou esquecer que foi durante o encontro que eu fiquei sabendo que ia ser pai ;-) Abração, professor!
KNX disse…
Osame,

Vc conheceu meu colega Sandro Silva e Costa, da UFABC? Ele esteve aí.

R.
Dedalus disse…
Caro Osame,

É verdade: nas horas vagas eu, Dedalus, me apresento como Sandro, professor da UFABC, mas não gosto de sair divulgando isso por aí...

Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes