Últimos abismos



Como vocês sabem, eu tenho colocado aí na barra lateral todos os blogs de ciência em lingua portuguesa que tenho conhecimento, por ordem alfabética, sem classificar por constância, autoridade etc. Quem sabe, a partir daí, um futuro portal de blogs científicos brasileiros e/ou em lingua portuguesa possa ser organizado.
Pouco a pouco vou adicionando blogs que encontro aqui. Se você tem um blog de ciência, ou se seu link está quebrado, etc, coloque um comentário aqui com o novo link. Por enquanto, vai aqui uma auto-descrição do blog Últimos Abismos do jornalista científico Igor Zolnerkevik.

Do que trata este blog?



Os Últimos Abismos é meu sistema pessoal de organização de conteúdo, anotado e aumentado pelos comentários de vocês, leitores. É meu repositório para minhas reportagens publicadas aqui e ali; reportagens, resenhas, crônicas e ensaios escritos especialmente para o blog; idéias e observações súbitas sobre algum link interessante ou sobre algo no mundo lá fora.
Tá bom, mas este blog trata do que afinal?
Bem, minha especialidade são as ciências físicas (ciências que estudam as coisas sem vida, ou os organismos vivos de maneira indireta). Por isso, costumo acompanhar as novidades publicadas em periódicos científicos, tais como Nature, Science, Physical Review Letters, Astrophysical Journal Letters, Geophysical Review Letters, Icarus, Astrobiology, etc.
Meu outro interesse principal são os pesquisadores brasileiros. Nesse caso, escrevo sobre qualquer disciplina, qualquer pesquisa científica de qualidade feita no Brasil, ou por brasileiros no exterior, que eu tiver acesso em primeira mão.
Também sou um leitor compulsivo de tudo quanto é tipo de gênero. Além disso, trabalho para a Prefeitura de São Paulo como curador de uma futura biblioteca especialisada em divulgação científica. Vez ou outra, publicarei aqui uma resenha de livro.
Quem sou eu?
Formado em física pela
USP, com mestrado em relatividade geral pela UNESP, trabalhei como estagiário na Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP, onde produzi um portal de notícias de física, o Universo Físico. Atualmente escrevo para jornais e revistas, e trabalho em um projeto de biblioteca pública de ciências.

Comentários

Lucia Malla disse…
Caro Osame, excelente iniciativa, pode realmente vir a tornar-se uma referência.

Em meu acso particular, apenas atente pro detalhe q meu blog mudou de endereço... :)
Meu blog também mudou de endereço, www.entropicando.com. Mas o link anterior redireciona para a página atual, então não precisa mudar.

Sobre a idéia de fazer uma central de blogs brasileiros, isso é algo que me interessa...

Mas uma coisa q é importante blogueiros-cientistas é adotarmos a prática de ler os outros e linkar o que acharmos legal (eu incluso). Assim, ganhamos Google points, o que aumenta bastante o volume de visitas ao nosso universo e, portanto, relevância do nosso conteúdo!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes