Adolescentes apaixonados são semelhantes a 'maníacos', diz estudo


O começo do spike se refere ao 12 de junho, o mínimo em seguida é o 4 de julho. Gráfico do BlogPulse.


15/08/2007 - 12h51

Da Ansa

O termo 'louco por você' agora tem um valor clínico. Segundo um estudo da Universidade da Basiléia, na Suíça, publicado pelo 'Journal of Adolescent Health', os efeitos da paixão nos adolescentes são os mesmos de uma síndrome chamada hipomania, considerada o primeiro estágio do distúrbio bipolar, ou variação de humor.
O estudo envolveu 113 adolescentes que responderam um questionário comportamental. Entre esses, 65 disseram estar apaixonados. "Esses últimos revelaram sintomas psicológicos idênticos aos da hipomania. Por exemplo, eles dormiam uma hora a menos que os outros e declararam estar mais propensos aos comportamentos compulsivos, como gastar sem controle ou dirigir sem consciência", escreveram os autores do estudo.
Ainda, os que se declararam apaixonados disseram que se sentiam mais criativos e cheios de idéias. "O nosso estudo demonstra que um adolescente apaixonado é exatamente como um paciente durante uma fase hipomaníaca, é uma informação que precisa ser levada em consideração quando se tem um paciente psiquiátrico adolescente", afirmou Serge Brand, coordenador da pesquisa. (ANSA)

Comentários

João Carlos disse…
O que apresenta uma base mais sólida para o fenômeno observado pelo Dr. Laurence Steinberg, da Universidade Temple, cujo artigo Adolescentes e riscos alertava para o fato de que "campanhas educativas" não surtem efeito.

Não há como argumentar com um "louco"...

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes